Esportista x Atleta

Lembra da famosa frase: “Parece, mas não é!” ? Pois é, ela também se aplica quando falamos de Esportista e de Atletas. Ambos são “praticantes de atividade física”, mas com objetivos diferentes.

O esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva, como corrida, musculação, natação, esportes coletivos, sem caráter profissional. Já o atleta é o esportista que apresenta um nível profissional e atinge altos níveis de desempenho, tendo como foco a competição.

Por definição, esportista é a pessoa adepta à prática de esportes de forma amadora (vive com o esporte), enquanto o atleta é um esportista competitivo e profissional (vive do esporte).

Esportistas também são competitivos, mas o foco é mais em saúde e superação e, não necessariamente vencer uma competição. Os desafios podem estar relacionados ao esporte em si (tempo, altura, velocidade, peso, etc) ou às limitações físicas, mentais e emocionais do indivíduo.

Descubra onde você se encaixa no espectro de esportista ou atleta. Entenda claramente o seu propósito e suas prioridades. Uma vez que você fizer isso, você vai ser capaz de fazer escolhas inteligentes para treinar, recuperar e pensar na forma que melhor suporta os seus objetivos.

SIGA NO PIQUE!

One Reply to “Esportista x Atleta”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *