Triathlon: por onde começar?

O triathlon vem crescendo a cada ano, o número de pessoas que se apaixonam pelo desafio de nadar, pedalar e correr continua aumentando. E diante desse cenário o entusiasta/iniciante se questiona: como começar no triathlon? O que é necessário ter? Será que vou gostar? Será que dou conta?


Antes de qualquer coisa, é preciso ter contato com as três modalidades. Primeiro para saber se gosta delas separadamente. Segundo, para “encaixar” os treinos na vida, considerando tempo livre, trabalho e família.

Eu particularmente não gosto da natação, mas conseguir incluir no horário do almoço, tornando a modalidade prazerosa. Foi uma alternativa que consegui para treinar sem sofrer tanto. O frio é algo que me desmotiva muito a nadar. As 12h está mais quentinho, desde que optei por esse horário não falto nenhum dia o treino. Continuo nadando mal mas sou esforçada e não desisto. Rsrsrs.

Antes de sair por ai nadando, pedalando e correndo, sugiro procurar uma assessoria esportiva ou um treinador de triathlon para que seja elaborado um programa de treinamento que funcione para você. Em alguns casos, na própria academia pode existir um grupo específico de treinamento da modalidade.

Equipamentos

Feito isso, é hora de comprar os equipamentos. Você não precisa comprar equipamentos de última geração para começar a treinar. Além dos itens de corrida, o kit básico inclui bike, capacete, luvas, sunga ou maiô e óculos e touca de natação. Sinta quais são as suas necessidades antes de sair comprando todos os acessórios que prometem turbinar a sua performance. Depois que pegar gosto pela coisa e participar de alguma competição, avalie onde vale à pena investir.

Crie uma rotina que encaixe no seu dia a dia. Cuidado para não criar metas e objetivos difíceis de serem alcançados, isso desmotiva e muito. Vá com calma o segredo do triathlon é a consistência.

SIGA NO PIQUE!

2 Replies to “Triathlon: por onde começar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *