Como dividir a raia nas aulas de natação?

Parece fácil, mas dividir a raia com outro companheiro não é tão simples assim. Dividir com até seis nadadores, então, nem se fala. Apesar de parecer desconfortável, essa realidade é muito comum na natação, pois nem sempre a piscina é exclusivamente reservada para um único treino. 

Mas o que é “rodar” na raia? Esse é o termo utilizado quando há mais de dois alunos por raia e eles precisam ir por um lado e voltar pelo outro, um atrás do outro, respeitando, claro, o ritmo de cada um. Para que exista harmonia entre todos os companheiros de piscina, algumas regras são essenciais:

Respeite sua velocidade

“Os professores procuram dividir conforme o nível de cada pessoa, para todos nadarem em um mesmo ritmo e rodarem de forma sincronizada e organizada”.

O termo “rodar raia” é utilizado para se referir ao rodízio entre os nadadores que, em casos assim, sempre nadam pela direita e voltam pela esquerda, uma regra adotada por todos. Dessa forma, não tenha vergonha em seguir seu ritmo. Caso contrário, a chance de atrapalhar algum nadador da mesma raia é bem grande.

Regras de ultrapassagem

Como algumas raias são divididas com até seis pessoas, nem sempre o ritmo dos nadadores é sincronizado. Dessa forma, podem acontecer algumas tentativas de ultrapassagem. “Em raias lotadas, não aconselhamos nenhuma pessoa ultrapassar a outra, mesmo isso não sendo proibido”.

Quando o nadador estiver um pouco mais rápido que o da frente, ele deve sinalizar que quer realizar a ultrapassagem. A melhor maneira para mostrar isso é dando uma batida no pé do seu companheiro”, completa. Lembre-se: ela deve ser realizada sempre pelo meio da piscina, sem invadir o espaço do nadador que está vindo no sentido contrário.

Virada

A virada é bem simples: faça ela pelo meio e continue seguindo o seu ritmo na parte lateral da raia. N

Descanso

A regra básica ao se cansar no rodízio é descansar ou se hidratar nos cantos da borda, de preferência em um lugar que não atrapalhe os outros nadadores.

SIGA NO PIQUE!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *