Canicross – Você e seu cão no esporte.

O que é o Canicross?

É um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country, ou trekking com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno irregular onde o homem e seu melhor amigo,o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Pode ser praticado com um ou dois cães, sempre atrelados por uma guia ao condutor. O condutor normalmente usa um cinto que se conecta a corda elástica e ao Running Harness, uma espécie de colete de tração no cão. A corda elástica reduz o choque tanto no condutor, como também no cão quando ele traciona.

Maurício Pinzkoski, é líder de um movimento – no sul do Brasil – chamado Vai Totó. Desde 2012, após o falecimento do meu pai Aldoir, realizamos eventos com voluntários para promover a qualidade de vida animal e o bem-estar. É uma ação beneficente em nome de ONGs de proteção animal e de crianças.

Durante as ações da Vai Totó, que também acontecem através de palestras e outros eventos relacionados a esportes e cães, promovemos a difusão do esporte canicross. A corrida com cachorro é muito conhecida fora do Brasil. Em países da Europa ela tem caráter competitivo. Nascido em 1990, na Inglaterra, o canicross deriva do mushing que é um conjunto de esportes em que os cães tracionam puxando pessoa, bicicleta, scooter e sky.

Iniciar a prática é simples e fácil, basta ter saúde e começar com corridas leves usando um equipamento adequado chamado arnês. Com ele você deixa as mãos livres e o cão faz tração à sua frente sob os seus comandos.

“Pratico Canicross há 1 ano e posso afirmar que não existe melhor forma de se conectar com seu cão e levar uma vida mais saudável” Lorenzo Christ da Silva.

Os principais benefícios? Socialização, autoestima, saúde física e mental, melhores noites de sono e experiências incríveis ao lado de quem você ama. Gostou? Quer começar? Click  https://vaitoto.dog/ e saiba mais sobre esse esporte que vem crescendo no Brasil.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *