Histórico! Kipchoge quebra recorde e completa maratona em menos de 2 horas.

O queniano Eliud Kipchoge tornou-se a primeira pessoa a correr os 42 km de uma maratona abaixo de 2 horas. No Desafio Ineos, evento criado em Viena para ele quebrasse a marca, o corredor, que também é recordista mundial, completou a distância em 1h59min40s. Pace de 2min50s/km.

Kipchoge foi apoiado por 41 outros corredores que o acompanharam em grupos alternados, uma das razões pelas quais a Federação Internacional de Atletismo (IAAF, da sigla em inglês) não ratifica o tempo como um recorde mundial. Os grupos foram ajudados por um carro de ritmo que levava a bordo um raio laser, projetando a posição ideal do atleta a cada momento na estrada. Em um evento completamente desenhado para o feito. Tanto que a data para a corrida foi confirmada apenas três dias antes e o horário apenas na véspera. Tudo para que o queniano tivesse as condições climáticas ideais.

O Parque Prater, na capital austríaca, oferece longas retas, protegidas do vento por árvores altas, durante a maior parte de seu percurso de 9,6 quilômetros. Foi a segunda tentativa de Kipchoge para quebrar a barreira de duas horas. Em evento semelhante no Circuito de Monza, na Itália, em maio de 2017, apenas 26 segundos o afastaram da marca.

Ele começou o desafio na famosa ponte imperial de Viena, o Reichsbrucke e após aproximadamente 1, 2 km entrou no Prater, onde deu 4,4 voltas na Hauptalle, a arborizada avenida histórica que atravessa o coração do parque vienense e conta com mudanças mínimas de altimetria.

Correndo a um ritmo médio consistente de 2min50s por quilômetro, Kipchoge estava 11 segundos antes do previsto no meio da corrida. Os apoiadores o deixaram nos últimos 500 metros, e queniano bateu no peito duas vezes em comemoração quando terminou.

 

“Hoje fomos à lua e voltamos para a Terra! Estou sem palavras por todo o apoio que recebi do mundo inteiro. Hoje foi sobre inspirar o mundo e mostrar que nenhum humano é limitado. Não importa o desafio na vida. Obrigado a todos que me deram essa oportunidade”, disse o queniano.

Siga NO PIQUE!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *