Importância da hidratação na prática esportiva

Vários fatores são fundamentais para que os exercícios físicos possam ser executados de forma segura e que assim obter um desempenho máximo. Tão importante quanto a alimentação, hidratar-se adequadamente é fundamental para um desempenho satisfatório no exercício, assim como para prevenir efeitos indesejáveis da desidratação.

No exercício físico há aumento da temperatura corporal e nesse sentido a água é extremamente importante pelo seu papel termorregulador, evitando que nosso corpo atinja temperaturas tão altas que impossibilitem a atividade física.

Normalmente o corpo humano perde cerca de 2 litros de água durante o dia para realizar todas as funções. No calor, pode chegar a mais de 3 litros. Quando o corpo perde muita água, o ritmo cardíaco aumenta e o volume sanguíneo diminui.

A questão da hidratação, seja antes, durante ou depois da realização da atividade, independente se ela é aeróbia ou anaeróbia, tem grande importância para o bom funcionamento dos processos homeostáticos exigidos pelas atividades física.

Por exemplo, um atleta pode perder aproximadamente de 1 a 2 litros de suor durante um treino com 60 minutos de duração, principalmente em locais de clima quente. Ainda que as pessoas transpirem de maneira diferente, a perda de líquidos podem causar problemas para todos os indivíduos ativos. Se os líquidos perdidos com o suor não forem repostos, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis.

Para evitar que aconteçam os efeitos indesejáveis da desidratação e para que a prática de exercícios seja uma aliada da saúde, manter-se bem hidratado é imprescindível. Portanto, sempre que for se exercitar, lembre-se de se hidratar antes, durante e depois.

Algumas dicas valiosas podem ajudar:

Ao sair para realizar um treino, uma estratégia usada para saber como foi a perda de líquido é o peso corporal, pesar antes de sair de casa e depois quando voltar, a diferença final é a quantidade de líquido perdido e ai é só calcular a ingestão. Normalmente ingerimos o dobro da diferença. Exemplo: pesei no início 59kg e depois do exercício 57.5kg, vou hidratar 3 litros.

  • Nunca espere o momento do treino para se hidratar;
  • Nunca espere a sede aparecer;
  • Beba sempre em pequeno volume, mas de forma constante;
  • Reidrate logo após o término do exercício

Siga NO PIQUE!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *