
A 32ª rodada do Brasileirão deixou Botafogo e Fluminense mais perto da classificação para a Libertadores de 2026. A dupla está no G-7 e abriu vantagem em relação aos times que estão fora da zona de classificação para a competição continental, faltando seis rodadas para fim do campeonato.
Se o Brasileirão terminasse hoje, os sete primeiros colocados estariam classificados para a Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Mirassol, Bahia, Botafogo e Fluminense.
Destes, os cinco primeiros teriam vaga direta na fase de grupos, enquanto Botafogo e Flu jogariam a fase preliminar.
O G-7, no entanto, ainda pode virar G-8. Isso vai acontecer se Cruzeiro ou Fluminense vencerem a Copa do Brasil. Os dois times são semifinalistas e enfrentam Corinthians e Vasco, respectivamente, no mata-mata nacional.
Chances de classificação para a Libertadores
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, três times já têm 100% de possibilidade de classificação direta para a Libertadores de 2026: Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro.
O surpreendente Mirassol, quarto colocado, está quase lá, com 99,8% de chances de classificação. Bahia (94,8%), Botafogo (92%) e Fluminense (77%) vêm logo atrás.

Chances de vaga na Libertadores:
- Palmeiras – 100%
- Flamengo – 100%
- Cruzeiro – 100%
- Mirassol – 99,8%
- Bahia – 94,8%
- Botafogo – 92%
- Fluminense – 77%
- São Paulo – 24,2%
- Vasco – 5,5%
Fonte: Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)