Esportes

Brasil derrota China em amistoso preparatório para Liga das Nações

Brasil derrota China em amistoso preparatório para Liga das Nações Brasil derrota China em amistoso preparatório para Liga das Nações Brasil derrota China em amistoso preparatório para Liga das Nações Brasil derrota China em amistoso preparatório para Liga das Nações

De olho na Liga das Nações, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu o primeiro amistoso com a China por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 21/25, 25/20 e 25/21, na noite desta terça-feira, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP). O segundo amistoso com os chineses será na quinta-feira, às 19 horas, novamente na cidade paulista.

Escalado com Bruninho, Otávio, Léo, Maurício Borges, Maurício Souza, Wallace e o líbero Thales, a seleção brasileira começou melhor na partida e não demorou para abrir vantagem, que chegou a 15/10. Os chineses reagiram e reduziram a desvantagem para apenas um ponto. Até que o Brasil voltou a apresentar seu domínio em quadra e fechou o set.

Mais confiante com a reação do set inicial, a China cresceu em quadra na segunda parcial. Passou a encaixar o jogo e chegou ao empate, ao fechar o set. Neste embalo, teve um início de terceiro set melhor e passou a assustar o Brasil.

Os brasileiros equilibraram o duelo e tiraram vantagem das bolas de segunda do levantador Bruninho. Eficiente também no bloqueio, a seleção abriu boa frente na reta final do set e fechou a parcial.

O quarto set parecia tranquilo para os brasileiros quando abriram 10/03 no placar. Mas o ritmo logo caiu e a China encostou e empatou em 14/14. Renan, então, pediu tempo e reorganizou a equipe, que voltou a abrir vantagem no marcador e fechou o jogo.

“Como primeiro teste, foi válido, porque a gente precisava disto”, comentou Renan Dal Zotto, ao apontar a falta de amistosos na preparação de 2017. “No ano passado, sofremos bastante na primeira partida, na Itália. É sempre bom botar todo mundo para jogar”, afirmou o treinador, em entrevista ao canal Sportv.

“Como já era esperado, o jogo de hoje teve muitos altos e baixos. Foram alguns bons momentos no saque, no sistema de bloqueio e defesa, na transição para o ataque. Pecamos em excesso nos contra-ataques. Criamos algumas boas situações, mas não conseguimos finalizar no contra-ataque”, admitiu Renan.

Para o amistoso de quinta, o treinador avisou que deve dar chance para mais jogadores em quadra. “Vamos ver como o pessoal está, vamos analisar os números. Ainda vamos treinar forte amanhã [quarta] à noite. A ideia é botar mais gente para jogar, vamos precisar do grupo como um todo na Liga das Nações”, disse o técnico.

A partida desta terça deve ajudar Renan Dal Zotto a definir a lista dos 16 jogadores que serão inscritos na Liga das Nações, que passou a substituir a Liga Mundial neste ano. O Brasil fará sua estreia na competição no dia 25, em Kraljevo, na Sérvia, contra os donos da casa.

A Liga das Nações será disputada até 8 de julho. Depois, a seleção brasileira jogará a Copa Pan-Americana, de 12 a 20 de agosto, no México. E a temporada culminará na disputa do Mundial, que será na Bulgária e na Itália, de 10 a 30 de setembro.