
Em um jogo emocionante, mas que não teve um final feliz, a seleção brasileira feminina de handebol se despediu do Campeonato Mundial nesta terça-feira (9), ao ser derrotada pela Alemanha por 30 a 23, em partida válida pelas quartas de final da competição.
Com a vitória nesta terça-feira, a Alemanha enfrenta nas semifinais o vencedor do confronto entre Noruega e Montenegro, de olho em uma vaga na grande decisão da competição.
Já a seleção brasileira feminina, campeã mundial em 2013, volta a cair nas quartas de final, assim como aconteceu na Olimpíada de Paris-2024.
O Brasil repete campanha de 2011, no Brasil, e de 2021, na Espanha. Melhor que isso, só na campanha do título mundial de 2013, na Sérvia.
Campeonato Mundial marcou retorno da capixaba
A seleção brasileira contou com o retorno da capixaba Alexandra do Nascimento no Campeonato Mundial.
Melhor do mundo em 2012, Alê foi a única remanescente da equipe que foi campeã mundial em 2013. A ponta direita atualmente defende o Handball Erice, da Itália.
Na partida desta terça-feira contra a Alemanha, Alexandra marcou apenas um gol, em três tentativas de arremessos.
Como foi o jogo
Vindo de derrota para a Noruega na fase anterior, o Brasil entrou com a missão de superar as anfitriãs, uma das fortes candidatas ao título.
Invicta, a Alemanha logo deslanchou no placar. Após um equilíbrio inicial, quando o marcador ainda indicava um apertado 4 a 3 para as europeias, as donas da casa encaixaram o seu jogo e abriram uma vantagem que chegou a cinco gols (9 a 4).
A reação veio ainda na etapa inicial, quando a equipe verde e amarela reduziu a diferença para dois pontos. Essa intensidade, porém, não durou muito e a Alemanha foi para o intervalo com um 17 a 11 a seu favor.
No segundo tempo, tendo o relógio como adversário, as Leoas foram para o tudo ou nada e, no final, conseguiram esboçar uma pressão com Bruna de Paula sendo o destaque. Nos últimos dez minutos, Jhennifer se aproveitou de um descuido das donas da casa e balançou a rede deixando a contagem em 25 a 22 para a Alemanha. As anfitriãs, no entanto, reagiram, voltaram a abrir vantagem e venceram o duelo fazendo a festa diante de sua torcida.