A CBF anunciou, no final da manhã desta quarta-feira (1º), o novo calendário do futebol brasileiro, que entrará em vigor para o próximo quadriênio entre 2026 e 2029. Entre as principais novidades estão o início do Brasileirão em janeiro e a final da Copa do Brasil em jogo único.
O novo calendário faz com que o Brasileirão passe a ser disputado entre janeiro e dezembro de cada temporada. Em 2026, terá início em 28 de janeiro e se encerra em 2 de dezembro. Assim, as equipes vão disputar a competição simultaneamente com os Estaduais.
As mudanças no calendário, segundo a CBF, se devem a um excesso de jogos disputados pelos principais clubes da Série A — sete equipes chegaram a entrar em campo mais de 70 vezes na última temporada — e a apenas 14% dos clubes filiados à entidade terem um calendário nacional ao longo do ano.
“Demos o primeiro passo na redução do excesso de jogos para clubes de Série A e ao mesmo tempo vamos promover mais oportunidades para federações e clubes em competições nacionais, democratizando o futebol brasileiro. Times que passavam meses inativos, após seus Estaduais, agora terão competições nacionais para jogar”, explicou o diretor de Competições da CBF, Julio Avellar.
Mudanças na Copa do Brasil
A Copa do Brasil também será reformulada a partir da próxima temporada. As cinco primeiras fases serão disputadas em jogo único e as equipes da série A entrarão a partir da quinta rodada. Oitavas, quartas e semifinais mantém o modelo de ida e volta.
A principal mudança será a final a ser disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, no encerramento da temporada do futebol brasileiro, em sede a ser definida pela entidade.
Também terá um aumento de 92 para 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027.
Torneios regionais e nova Copa Sul-Sudeste
Outra novidade com este novo calendário é a confirmação da Copa do Nordeste e da Copa Verde, além da recriação da Copa Norte e da criação da Copa Sul-Sudeste, que será disputada entre março e junho, em um máximo de 10 datas.
Clubes classificados em competições da Conmebol — Copa Sul-Americana e Libertadores — não disputam os torneios regionais da CBF.
Os campeões da Copa Verde, Norte e Nordeste garantem vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
Vale ressaltar que, na Copa Sul-Sudeste, disputam times dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Espírito Santo, localizado na região Sudeste, segue disputando a Copa Verde, como já acontecia.
Mudanças nas Séries C e D
O planejamento da CBF responde a uma demanda dos clubes de divisões inferiores, com o aumento do número de vagas nas Séries C e D. Até 2028, a terceira divisão passará a ter 28 clubes, enquanto a última divisão nacional terá um salto de 64 para 96 times por temporada.
Além disso, seis clubes ascenderão da Série D à C. O início de ambas as competições será em abril, com término previsto para setembro. As mudanças, segundo a entidade, promoverão uma maior inclusão nacional dos clubes ao calendário nacional.
Confira o novo calendário da CBF:
- Brasileirão: de 28/01 a 02/12, formato mantido
- Série B: início em 21 de março e término e 28 de novembro
- Séries C e D: início em 5 de abril, aumento no número de clubes e novo formato
- Copa do Brasil: início em 18 de fevereiro; final em jogo único em 06/12, no encerramento da temporada. 126 em 2026 e 128 a partir de 2027
- Estaduais: início em 11/01, com um máximo de 11 datas; finais em março
- Copa Sul-Sudeste: 12 clubes, entre março e junho, com até dez datas
- Copa do Nordeste: 20 clubes, entre março e junho, com até dez datas
- Copa Verde: 24 clubes, com “conferências” da Copa Norte e Centro Oeste, entre março e junho, com até dez datas
- Supercopa do Brasil: 24 de janeiro, partida inaugural do calendário