
Fotos: Foco Radical
Neste domingo (10), o baiano Fabio Jesus Correia venceu de forma absoluta e voltou a colocar o Brasil no topo do pódio da Volta Internacional da Pampulha, em sua 24ª edição, o que não acontecia desde 2019. O atleta, considerado um dos grandes nomes da nova geração, completou os 18 km em torno da lagoa da Pampulha com o tempo de 56min03s. No feminino, a queniana Viola Kosgei liderou e garantiu o lugar mais alto do pódio, após completar a prova em 1h05min30s.

Desde os quilômetros iniciais, Fabio de Jesus Correia mostrou a que veio, com muita determinação e bom preparo físico. O atleta, melhor colocado na São Silvestre do ano passado, com o quarto lugar, e que também foi vice-campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano, sobrou pelas ruas de um dos cartões-postais de Belo Horizonte neste domingo.

“Quero agradecer primeiramente a Deus. Estou feliz em estar aqui mais uma vez, ainda mais sendo campeão. A prova exigiu um ritmo muito forte. Não tem sido fácil, pois estou fazendo uma sequência de provas para chegar bem e com velocidade. Agora é continuar a preparação até a São Silvestre, para fechar o ano da melhor maneira possível”, comemorou o atleta.

“Foi uma corrida muito boa. Precisei colocar um ritmo forte, e achei o percurso bem difícil, especialmente ali nos quatro quilômetros finais. Mas o resultado final foi muito bom. Estou contente”, contou a queniana, que também estará na São Silvestre.
A mineira Kleidiane Barbosa Jardim foi a melhor brasileira. Ela completou a prova na segunda colocação, com 1h06min39s, e chegou a liderar a disputa em alguns momentos no início do percurso. “A prova de hoje foi num ritmo bem forte, o clima estava bom, porque não estava tão quente, mas umidade estava um pouco alta, e isso dificultou bastante durante o percurso. Mas no geral, gostei bastante da disputa. Temos dias não tão bons, e outros melhores, e tem hora que tudo funciona bem. E hoje foi um desses dias, estou feliz com 2º lugar. Agora o foco é a São Silvestre”, disse a atleta, que em no mês passado conquistou a segunda colocação na Meia Maratona de Curitiba.
Resultados da 24ª Volta Internacional da PampulhaMasculino
1. Fabio Jesus Correia (Brasil), 56min03s
2. Ederson Villela Pereira (Brasil), 57min18s
3. Savio de Paula da Silva (Brasil), 57min22s
5. Giovani dos Santos (Brasil), 57min40s
Feminino
1. Viola Jelagat Kosgei (Quênia), 1h05min30s
2. Kleidiane Barbosa Jardim (Brasil), 1h06min39s
3. Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil), 1h07min13s
4. Jéssica Ladeira Soares (Brasil), 1h07min25s
5. Scholastica Jepkemboi (Quênial), 1h08min23s