Esportes

Brasileiros avançam na chave do qualifying de Roland Garros

Brasileiros avançam na chave do qualifying de Roland Garros Brasileiros avançam na chave do qualifying de Roland Garros Brasileiros avançam na chave do qualifying de Roland Garros Brasileiros avançam na chave do qualifying de Roland Garros

Paris – O Brasil teve 100% de aproveitamento no qualifying de Roland Garros nesta quarta-feira. Os dois brasileiros de cada chave, masculino e feminino, venceram e seguem na busca da vaga no torneio principal de Paris, que terá início no domingo. O destaque do dia foi Teliana Pereira, cabeça de chave número 1 da chave feminina. Assim como ela, Beatriz Haddad Maia estreou com vitória. No masculino, André Ghem e Guilherme Clezar venceram novamente.

Teliana entrou no quali como primeira cabeça de chave por ter ficado exatamente no limite do corte de classificadas para a chave principal. Ela ficou de fora porque a organização de Roland Garros usou como critério de classificação direta o ranking de seis semanas atrás, quando a número 1 do Brasil estava fora do Top 100.

A necessidade de passar pelo quali, contudo, não desanimou Teliana. Ela não se intimidou diante da experiente local Stefanie Foretz, de 34 anos, e venceu em sets diretos, pelo placar de 7/5 e 6/1. “Estava um pouco ansiosa. Primeiro jogo, especialmente em Grand Slam é assim. Eu estava querendo jogar bem todos os pontos”, comentou a brasileira.

“Estou feliz com a vitória. Não joguei tão bem, mas consegui me impor nos momentos importantes. Roland Garros é um torneio especial para mim. Me sinto em casa, gosto muito de jogar aqui e quero aproveitar isso”, disse Teliana, que entrou direto na chave principal no ano passado.

Para voltar a disputar esta chave, ela terá que vencer seus três jogos no quali. Na segunda rodada, Teliana, atual 77ª do ranking, vai enfrentar a checa Renata Voracova, 193ª do mundo, nesta quinta-feira.

Outra brasileira na chave feminina, Beatriz Haddad Maia precisou de três sets para superar a japonesa Hiroko Kuwata por 6/1, 5/7 e 6/2 em seu primeiro jogo como profissional em um Grand Slam. Na sequência, a tenista número 167 do mundo vai duelar com a italiana Nastassja Burnett, apenas a 739ª do ranking.

MASCULINO – André Ghem e Guilherme Clezar também não decepcionaram. Com tranquilidade, eles venceram seus jogos desta quarta sem ceder sets. Ghem derrotou o experiente espanhol Albert Montañes, ex-número 22 do ranking, por 6/1 e 7/5. E Clezar passou pelo australiano Luke Saville por 6/4 e 6/1. Com estes resultados, os dois só precisam de mais uma vitória para alcançar a sonhada vaga na chave principal de Roland Garros.