Esportes

Calderano deixa time alemão para focar temporada internacional do tênis de mesa

Calderano deixa time alemão para focar temporada internacional do tênis de mesa Calderano deixa time alemão para focar temporada internacional do tênis de mesa Calderano deixa time alemão para focar temporada internacional do tênis de mesa Calderano deixa time alemão para focar temporada internacional do tênis de mesa

Sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano deixará o seu atual clube, o Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, ao término da atual temporada. O mesa-tenista de 24 anos abriu mão de disputar a Bundesliga para dedicar mais tempo ao calendário internacional da modalidade, completamente reformulado a partir deste ano.

Calderano chegou a Ochsenhausen em 2014, aos 18 anos, logo após a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude. Em quase sete temporadas, o brasileiro liderou o clube nas conquistas da Bundesliga e da Copa da Alemanha, ambas em 2019, além de outras quatro finais disputadas. Os títulos encerraram um jejum de 15 anos da equipe sem troféus.

Pesou na decisão do brasileiro o novo formato do circuito mundial, rebatizado de WTT. Os eventos internacionais ganharam ainda mais relevância, tanto em termos de pontuação quanto de premiação, e, em meio à pandemia do novo coronavírus, serão agrupados em curtas temporadas de sedes únicas, o que o deixaria longe do clube por boa parte da temporada. A primeira série de torneios de 2021 será no Catar, de 28 de fevereiro a 13 de março.

“Preciso focar na minha carreira e nos eventos internacionais. Então, acho que essa decisão é a melhor para mim e para o clube. É claro que estarei aqui até a última partida dando o máximo para garantir que a gente chegue aos playoffs. E seria fantástico se eu pudesse me despedir do time com um título”, afirmou Calderano.

Mesmo sem defender o clube a partir do meio do ano, o brasileiro seguirá morando e treinando em Ochsenhausen, onde manterá sua base para os períodos entre competições. “Foi um período muito bom em Ochsenhausen e não acabou ainda. O clube ajudou muito no meu desenvolvimento como atleta e pessoa. Meu coração sempre baterá pela equipe. Continuarei morando e treinando em Ochsenhausen porque a estrutura é ótima, sei que posso seguir evoluindo aqui”, disse.

O próximo compromisso de Calderano está marcado para 5 de fevereiro, quando sua equipe enfrenta o líder Borussia Düsseldorf, pela 16.ª rodada da liga. Ochsenhausen ocupa a terceira posição na tabela de classificação, com 10 vitórias em 16 jogos – os quatro primeiros avançam aos playoffs.