Histórico!

Calderano vai à semifinal do Mundial de tênis de mesa e garante medalha histórica para o Brasil

Campeão da Copa do Mundo, Hogo Calderano agora já garantiu ao menos a medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade

Hugo Calderano no Campeonato Mundial de tênis de mesa
Hugo Calderano no Campeonato Mundial de tênis de mesa (Foto: World Table Tennis)

Hugo Calderano escreveu mais um capítulo inédito para o esporte brasileiro. Nesta sexta-feira (23), em Doha, no Catar, ele venceu o sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 1 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Mundial de tênis de mesa.

O resultado garante ao menos a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar na competição.

Leia também:

Primeira medalha para o Brasil na modalidade

É a primeira vez que um atleta do Brasil chega tão longe em um Campeonato Mundial da modalidade.

“Foi um grande jogo. É difícil expressar em palavras neste momento. Dou todos os créditos ao An Jaehyun, ele é muito forte, já esteve aqui antes e tem uma medalha de bronze. Parabenizo ele também. Estou muito feliz, muito agradecido por esse momento e quero continuar levando o melhor do tênis de mesa para o Brasil”, afirmou Calderano

Hugo Calderano no Campeonato Mundial de tênis de mesa
Hugo Calderano no Campeonato Mundial de tênis de mesa (Foto: World Table Tennis)

Com uma atuação quase impecável, Calderano superou o sul-coreano pela sexta vez na carreira com parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10.

Semifinal contra adversário chinês

Agora, Calderano enfrentará na semifinal o chinês Jingkun Liang, número 5 do ranking, que venceu seu compatriota Shidong Lin por 4 a 3. Do outro lado da chave, o chinês Chuqin Wang (2º do mundo) encara o sueco Truls Moregard (7º).

Na primeira rodada do Mundial, o brasileiro superou o mexicano Rogelio Castro. No segundo compromisso, bateu Wassim Essid, da Tunísia. No terceiro jogo, o brasileiro sofreu um pouco, mas derrotou o casaque Kirill Gerassimenko. No quarto, arrasou o nigeriano Quadri Aruna. E, agora, despachou o sul-coreano An Jaehyun.

Qual a diferença entre a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial?

Em abril deste ano, Hugo Calderano conquistou o inédito título da Copa do Mundo de tênis de mesa, se tornando o primeiro atleta de fora da Ásia e da Europa a vencer a competição.

Calderano venceu a competição ao bater na final o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial. O brasileiro venceu a decisão por 4 a 1, com parciais de 6-11, 11-7, 11-9, 11-4 e 11-5, em Macau, na China.

A Copa do Mundo e o Campeonato Mundial são dois torneios com formatos diferentes. A Copa do Mundo acontece todo ano e é individual, no formato de fase de grupos e mata-mata, com 48 atletas.

Desde 1926, o Campeonato Mundial é considerado o torneio mais importante da categoria depois dos Jogos Olímpicos, sendo disputado por equipes nos anos pares e no formato de simples e duplas no anos ímpares, além de ter a presença de 128 atletas.