As altas ondas no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro colocaram as duas líderes do ranking mundial mais perto do título da temporada 2025, que pode ser decidido nesta quarta-feira (17), na praia de Jacaraípe, em Serra.
As baterias desta terça-feira (16) definiram as atletas classificadas para as quartas de final da categoria profissional da última etapa feminina do Circuito Mundial. Entre elas, estão a líder do ranking, a japonesa Namika Yamashita, e a vice-líder, a austríaca Alexandra Rinder.
Além delas, também avançaram as brasileiras Neymara Carvalho, Maíra Viana, Luna Hardman e Joselani Amorim, a japonesa Yuka Nishimura e a portuguesa Filipa Broeira.
Número 1 do mundo encara Neymara Carvalho
Um dos confrontos desta quarta-feira, a partir das 9 horas, valendo vaga nas semifinais, vai reunir a atual número 1 do mundo, Namika Yamashita, e a pentacampeã mundial Neymara Carvalho.
As demais baterias terão um encontro de brasileiras, entre Maíra Viana x Joselani Amorim, além de Alexandra Rinder x Filipa Broeira e Luna Hardman x Yuka Nishimura.
Namika Yamashita lidera o ranking mundial com 9.565 pontos, seguida por Alexandra Rinder, que tem 9.300. Dependendo dos resultados desta quarta-feira, a japonesa ou a austríaca podem garantir o título mundial com antecedência, antes mesmo da final da etapa.
Nota 10 para Luana Dourado
A categoria pro júnior também definiu as classificadas para as quartas de final nesta terça-feira. E o destaque foi a portuguesa Luana Dourado, com uma onda nota 10, após fazer um ARS (Air Roll Spin). No total, ficou em primeiro em sua bateria, com 18.50 pontos.
“Um dia incrível. Estou muito feliz em fazer o primeiro 10 da competição. Mostra tudo o que tenho trabalhado para estar no meu melhor. Ainda não ganhei nada, mas vou seguir dando o meu melhor”, comemorou Luana.
As baterias das quartas de final da pro júnior, valendo vaga na semifinal, terão: Maria Padrela x Ambre Gautier, Luana Dourado x Mayra Gonçalves, Hannah Saavedra x Filipa Freitas e Alice Teotonio x Emie Padois.
Maylla Venturin segue na briga na master
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro terá nesta quarta-feira, além das quartas de final da profissional, o round 4 da categoria master.
Competindo em casa, Maylla Venturin foi eliminada da categoria profissional na sexta rodada. Entretanto, a capixaba está na briga pelo título da master. Ela vai cair no mar na quarta rodada em duelo contra a brasileira Roberta Milazzo, valendo vaga nas quartas de final.
O evento em Jacaraípe reúne bodyboarders de 10 países, definindos os títulos mundiais de 2025 nas categorias profissional, pro júnior e master. Além do Brasil, estão no mar atletas da Áustria, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Marrocos, Peru e Portugal. A premiação total é de 45 mil dólares (R$ 240 mil).