A terceira edição da “Transcapixaba H&F” terminou no domingo (20), no distrito de Ponte do Itapaboana, em Mimoso do Sul, com 23 competidores que cruzaram o pórtico de chegada.
Eles cumpriram um percurso de 150 quilômetros em linha reta, pela terra e pelo ar, em cinco dias de muita adrenalina e superação em torno das belezas naturais das montanhas do sul do Estado.
O evento contou com esportistas de diversos estados do Brasil — Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia —, e de outros países como Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina.
O que é o Hike an Fly
Uma das principais tendências do montanhismo atual, o Hike and Fly consiste em caminhar com um equipamento leve e compacto até um ponto da montanha e dali decolar com o parapente.
A classificação se dá por ordem de chegada do piloto e a equipe vencedora é aquela que completa o percurso mais rapidamente.
Durante o trajeto, que foi feito voando ou andando, os competidores passaram por pontos obrigatórios em Pedra Azul, Parque Estadual do Forno Grande (Castelo), Fazenda da Mata/Alto Planalto (Alegre), Pontões e São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul.
Premiação em dinheiro
O evento contemplou os cinco primeiros colocados com prêmios em dinheiro, troféus e brindes dos patrocinadores.
O primeiro lugar foi para John Boettcher (MG), que completou a prova em apenas dois dias. Em segundo lugar ficou o sul-africano Ben Hodson; em terceiro, Kaynã Moreira (MG); em quarto, Raphael Laghi (SP); e em quinto lugar, Rafael Saladini (RJ).
Para John Boettcher, a vitória na Transcapixaba Hike and Fly teve um sabor especial. O atleta viu a competição nascer em 2022 e participou das duas primeiras edições com resultados expressivos.
“Fiquei muito feliz por ter ganhado esta edição da Transcapixaba, principalmente porque fiz parte do projeto de 2022 com a primeira expedição de travessia de Hike and Fly no estado do Espírito Santo. Participei das duas edições anteriores e agora fui o vencedor. O mais importante é fazer parte desse projeto com os organizadores porque a história é muito legal e estou muito feliz. Me preparei com treinamentos intensivos para esta terceira edição”, celebra John.
Para a organizadora Micheli Sossai, a terceira edição da “Transcapixaba H&F” foi surpreendente.
“Além do número recorde de atletas, o que mais chamou a atenção foi o nível técnico elevado dos competidores. Os três primeiros concluíram o percurso com dois dias e os demais foram concluindo posteriormente, mas todos demonstraram estar muito bem preparados para a travessia”, comenta Micheli, lembrando que o evento terminou sem nenhum incidente, o que reflete a atenção dos organizadores às regras de segurança.
Resultados da 3ª Transcapixaba Hike and Fly
- 1° – John Boettcher (MG)
- 2° – Ben Hodson (África do Sul)
- 3° – Kaynã Moreira (MG)
- 4° – Raphael Laghi (São Bento do Sapucaí – SP)
- 5° – Rafael Saladini (RJ)