
Entidade responsável pela gestão do atletismo mundial, a “World Athletics“, antiga Associação Internacional de Atletismo, anunciou uma novidade para 2026: o Campeonato Mundial de Esteira.
Em uma ação conjunta com a Technogym, empresa de equipamentos esportivos, a World Athletics lançou o Run X, o primeiro campeonato mundial da modalidade de corrida em esteira.
O anúncio foi feito em evento realizado na segunda-feira (27) em Milão, na Itália, na presença do fundador e CEO da Technogym, Nerio Alessandri, do presidente da World Athletics, Sebastian Coe, e do campeão mundial dos 10.000m, Jimmy Gressier.
“Estamos muito felizes com a parceria com a Technogym para o Campeonato Mundial de Esteira. Juntos, pretendemos criar um espaço de competição virtual que construa uma comunidade global, entretenha e motive corredores amadores a competir e se conectar com uma comunidade virtual mundial”, destacou Coe.

Como vai funcionar
O Campeonato Mundial de Esteira será disputado com uma prova virtual de 5km. Segundo o cronograma, as academias poderão se afiliar à rede a partir do primeiro trimestre de 2026. Já as inscrições para os corredores serão abertas no segundo trimestre de 2026 e as competições locais e regionais ocorrerão no último trimestre de 2026.
Os participantes correrão em esteiras conectadas ao ecossistema digital da Technogym, que certificará automaticamente os resultados e exibirá, em tempo real, os rankings mundiais. Os melhores colocados por faixa etária avançam para as etapas seguintes, até chegar à decisão entre os 10 melhores homens e 10 melhores mulheres do mundo.
A final acontecerá em um local que ainda será anunciado e oferecerá um prêmio total de US$ 100 mil e os vencedores poderão ganhar convites para eventos oficiais da World Athletics, como o World Road Running Championships.
Saiba mais
Campeonato Mundial de Corrida em Esteira:
- Prova virtual de 5km
- Academias vão se afiliar à rede no primeiro trimestre de 2026 e as esteiras serão conectadas ao sistema de Technogym
- Inscrições para corredores profissionais e amadores no trimestre de 2026
- Competições locais e regionais serão realizadas no último trimestre de 2026
- Os melhores colocados por faixa etária avançam para as etapas seguintes
- A decisão terá os 10 melhores homens e as 10 melhores mulheres
- A final será em um local que ainda será anunciado pela World Athletics e vai pegar US$ 100 mil de premiação total