Esportes

Cansado do asfalto? Vá correr nas mais belas trilhas do Espírito Santo!

Cansado do asfalto? Vá correr nas mais belas trilhas do Espírito Santo! Cansado do asfalto? Vá correr nas mais belas trilhas do Espírito Santo! Cansado do asfalto? Vá correr nas mais belas trilhas do Espírito Santo! Cansado do asfalto? Vá correr nas mais belas trilhas do Espírito Santo!

Que tal mudar de ares, deixar a poeira do asfalto e ir correr nas trilhas mais bonitas da Região Serrana do Espírito Santo? No dia 26 de maio, os atletas apaixonados pela natureza vão passar por cenários maravilhosos durante a disputa dos sete quilômetros da Trail Run Fast, que compõe o Survivor Trip Trail, organizado pela Focus Eventos Esportivos. A largada será às 10 horas, no Parque do China, em Domingos Martins.

Gostou da idéia? Mas é preciso começar a correr desde já! As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (19), neste endereço e a taxa é de R$ 70,00. Confira o regulamento da prova.

Todos os atletas que completarem a prova ganharão medalhas de participação. Já os cinco primeiros colocados no geral, no masculino e no feminino, receberão troféus. Além dos cinco primeiros colocados em cada faixa etária que também receberão medalhas de colocação.

O percurso da prova

Para quem vai correr na trilha pela primeira vez e tem receio de encarar o belo percurso que esconde alguns desafios, o blog Corrida de Rua consultou o organizador do evento, Thiago Mol, e explica as características de cada trecho.

De acordo com Thiago, os primeiros dois quilômetros do trajeto são compostos por trechos planos, por pequenas descidas e uma “mini subida” de 40 metros.

A partir do km 2 tem a primeira subida. São 800 metros de altitude e o corredor pode optar por correr os 100 primeiros metros e depois ir caminhando, apreciando o belo visual da natureza. Depois da subida inicial os atletas encaram aproximadamente 1 km de descida no asfalto até chegar ao primeiro ponto de hidratação.

No km 4 começa a trilha no meio da mata. Os primeiros 50 metros são de subida íngreme. Como o trajeto é composto de árvores centenárias, não há a presença de sol forte, por isso os atletas não devem sentir um cansaço extremo. Após subirem aproximadamente 800 metros, os corredores chegam no mirante do China, onde está localizado o teleférico, principal atração do parque. A partir daí, os atletas dão início à descida de mais dois quilômetros de trilhas. No último 1,5 km de prova o percurso passa por um trecho de asfalto até retornar ao local de largada dentro do Parque do China.

A organização alerta que haverá pontos de hidratação com água, suco e isotônico.

Além dos 7 km, Duathlon, Mountain Bike, 28 km e Kids no mesmo final de semana!

O Survivor Trip Trail é o maior festival de esportes do Espírito Santo. Além da Trail Run Fast, no mesmo final de semana serão disputadas outras três modalidades esportivas – Duathlon, Mountain Bike e a Trail Run Extreme 28k. Os pais atletas também têm a opção de inscrever as crianças no Trail Kids e no MTB Kids. Conheça um pouco sobre cada modalidade do maior evento de esportes capixaba.

Duathlon

É a competição mais desgastante da etapa Survivor Trip Trail. Os atletas terão que percorrer 2 quilômetros de corrida inicial, realizar a transição para 28 quilômetros de MTB, passando pelo temido “pasto” e finalizam percorrendo mais 7 quilômetros de corrida nas trilhas do Parque do China. A prova acontece no sábado (25), com largada às 10h.

Mountain Bike

No Survivor Trip Trail a galera da bike também faz a festa. A prova mais disputada da etapa reúne os melhores atletas do Mountain Bike capixaba. Com 45 quilômetros de percurso e o famoso “pasto” próximo ao final, a prova desafia os mais experientes bikers a “zerá-la” e tem como recompensa o prêmio de R$ 1,5 mil para a elite masculina. A largada será às 10h30 de domingo (26).

Trail Run Extreme 28k

Essa é para os fortes! Novidade do Circuito 2013, o Trail Run Extreme desafia os corredores que curtem as longas distâncias. São 28 quilômetros de estradas, trilhas e travessias em riachos que levarão os atletas a superarem os seus limites. A competição voltada para os atletas mais resistentes do Espírito Santo e do país terá largada às 14 horas de sábado (25).

Trail Kids

Você acha que corrida e adrenalina é coisa de gente grande?! A criançada também supera desafios no Survivor Trip Trail! Na Trail Kids, as crianças de 1 a 12 anos são divididas em faixas etárias, respeitando as fases do seu desenvolvimento, percorrendo as distâncias entre 30 e 400m. É um dos mais momentos mais divertidos do Survivor Trip Trail, sem contar que todos os inscritos ganham seus kits com os mesmos itens que os adultos. A brincadeira será realizada no domingo (26), às 9 horas.

MTB Kids

Essa é mais uma novidade para a criançada. Crianças entre 4 e 12 anos poderão ser inscritas no MTB Kids, onde o objetivo é estimular a prática esportiva em uma modalidade que só cresce no Estado. Crianças entre 4 e 7 anos deverão obrigatoriamente possuir rodinhas em suas bikes. Os baixinhos farão a largada às 8h30 no domingo (26).