Jovem craque

Capixaba de 7 anos vai jogar no Cruzeiro; veja vídeo do craque mirim

Natural de Aracruz, o atacante Yan Rangel, de apenas 7 anos, foi aprovado para jogar no sub-8 do Cruzeiro

Yan Rangel vai jogar na categoria sub-8 do Cruzeiro. Foto: Arquivo pessoal
Yan Rangel vai jogar na categoria sub-8 do Cruzeiro. Foto: Arquivo pessoal

O capixaba Yan Rangel, de apenas 7 anos, foi aprovado para jogar no Cruzeiro. Natural de Aracruz, o menino atua como atacante e vai jogar na categoria sub-8 da equipe mineira.

O craque mirim tem se destacado nas competições que disputa no Espírito Santo, seja no futebol de campo, soçaite ou de salão. Ele já acumula conquistas e artilharias antes da chegada ao Cruzeiro.

LEIA TAMBÉM:

Anotaram a placa? Desportiva atropela o Rio Branco na Copa Espírito Santo

Confira a tabela atualizada da Copa Espírito Santo

Cristiano Ronaldo é o atleta mais bem pago do mundo; veja lista

Yan joga futebol de campo pelo Pedala Robinho, um projeto social de São Marcos, em Aracruz.

Mesmo com sete anos, ele já compete pelo time sub-10 e é um dos destaques da equipe. Além do projeto, o atacante ainda joga futsal na Casa do Estudante (CDE), também de Aracruz.

“O Yan é um atleta muito dedicado e focado no objetivo de ser jogador de futebol. É um garoto que participa muito na escola também. Ele é excelente”, comentou Robens Fraga, o Robinho, treinador de Yan e fundador do projeto.

Yan também disputou torneios pelo Tigre e Esporte Caieiras, ambos de Aracruz, e pela Escola de Futebol Paulo Eduardo (EFPE), da Serra. O atacante já jogou algumas das principais competições de base do Espírito Santo, como a Copa Carlos Germano e a Capixabinha.

Família celebra: “Alegria imensa”

A família de Yan celebrou a aprovação no Cruzeiro. Segundo o pai, Marcelo Rangel, é a realização de um sonho e o menino está muito feliz e motivado para o novo capítulo. Ele ainda destacou que Yan já está ciente da responsabilidade.

“Ver o Yan, tão jovem, realizando esse sonho de vestir a camisa de um clube da grandeza do Cruzeiro é algo que nos enche de orgulho. Desde pequeno ele demonstra muito amor pelo futebol, e essa oportunidade representa um reconhecimento do esforço, do talento e da dedicação dele”, afirmou o pai.

Chegada ao Cruzeiro

A oportunidade de fazer um teste no Cruzeiro surgiu em março deste ano, graças ao treinador. O projeto Pedala Robinho, onde o menino joga, possui parceria com o clube mineiro.

Em um evento anual organizado pelo Cruzeiro para captação de jogadores, o Yan foi um dos enviados pelo projeto para passar por uma avaliação. Robinho enviou um vídeo que agradou ao olheiro Nilton Souza.

Veja o vídeo de Yan que impressionou o Cruzeiro

Na última semana, o garoto voltou para Belo Horizonte para mais um período de testes. Desta vez, a aprovação foi definitiva.

“Normalmente, eles divulgam os resultados na sexta, mas na quinta eles já disseram que nem precisava esperar. Tinham gostado muito dele e ele foi aprovado”, contou o pai.

Por enquanto, Yan e os pais irão continuar morando em Aracruz e vão passar uma semana por mês em Belo Horizonte. A família está se organizando para mudar em definitivo em 2026.

Aprovação de Adilson Batista

No segundo período de testes, Yan foi avaliado por Adilson Batista. Campeão mundial como jogador pelo Corinthians em 2000, ele jogou no Cruzeiro entre 1989 e 1993. Também foi técnico da equipe principal do clube em duas oportunidades: de 2008 a 2010 e de 2019 a 2020. Em 2009, foi vice-campeão da Libertadores como treinador da Raposa.

Atualmente, Adilson Batista é diretor das categorias de base do Cruzeiro.

*Texto sob supervisão do editor Flávio Dias

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).