Ela é braba!

Capixaba é a nova treinadora da seleção brasileira feminina de beach soccer

Rose Andrade, do São Pedro Beach Soccer, é a primeira mulher a assumir o cargo de treinador da seleção brasileira feminina de beach soccer

Leitura: 4 Minutos
Rose Andrade é a nova técnica da seleção brasileira de beach soccer
Rose Andrade é a nova técnica da seleção brasileira de beach soccer (Foto: Instagram/@brasil_beachsoccer)

A capixaba Rose Andrade é a nova treinadora da seleção brasileira feminina de beach soccer. A técnica do São Pedro Beach Soccer assume o cargo no lugar de Fabrício Santos.

Rose, 39 anos, conquistou títulos brasileiros e internacionais comandando a equipe do São Pedro Beach Soccer, levando o time ao topo do ranking mundial de clubes femininos.

A capixaba será a primeira mulher a comandar da seleção brasileira feminina. E o segundo nome do beach soccer capixaba a assumir uma seleção brasileira principal da modalidade. O primeiro foi Índio, treinador da seleção masculina de 2003 a 2005.

Convite feito pelo ex-goleiro Mão

O convite para assumir a seleção brasileira veio por outro capixaba, o ex-goleiro Mão, atual coordenador de seleções de beach soccer da CBF.

“O Mão me ligou para fazer o convite e eu fiquei sem reação, não esperava. Mas aceitei e agradeci a oportunidade”, conta Rose, que vê no convite a realização de um sonho:

“É sempre um sonho defender o nosso País. Todos nós que vivenciamos o esporte gostaríamos de representar o Brasil. Sem dúvidas, é algo incrível!”.

Nova gestão para o beach soccer

A “convocação” de Rose para assumir como nova treinador da seleção brasileira marca também uma nova gestão para as seleções, agora sob gerência direta da CBF.

Além do ex-goleiro Mão, Rose vai trabalhar com uma equipe formada pelo diretor Mauro Carmélio, o gerente Lavoisier Freire e os auxiliares técnicos Plácido e Filipe Telesforo.

“Podemos esperar a continuidade do trabalho do professor Fabrício Santos, que esteve à frente da seleção feminina desde o início com muita competência. E muito empenho para executar o planejamento proposto pela CBF. É um novo momento, com a gestão do presidente Samir Xaud”, destaca da técnica capixaba.

Força do beach soccer capixaba

A relação do Espírito Santo com a seleção brasileira de beach soccer é de longa data. Desde o goleiro Paulo Sérgio, da geração de Júnior e Edinho, depois passando pela época de ouro da modalidade, com Pierre, Buru, Duda, Camilo, Bruno Malias, até as gerações mais recentes, com Bruno Xavier e Brendo.

2023 12 10 - Sudeste Cup - 3ª rod - Fem - Flamengo 1 x 3 São Pedro
Crédito: Raphael Barbosa/NB Photopress
A técnica Rose Andrade em ação pelo São Pedro Beach Soccer (Foto: Raphael Barbosa/NB Photopress)

A nova geração, no entanto, também brilha no feminino. Lelê Lopes, Bárbara Colodetti, Sil, Taii e Letícia Villar são grandes nomes da modalidade no cenário internacional.

“Esse convite é mais uma demonstração da força do beach soccer capixaba! Tantos nomes fizeram e fazem história na modalidade, temos ídolos e referências no beach soccer mundial no masculino e no feminino. O Espírito Santo sempre foi muito bem representado na modalidade”, comemora Rose Andrade.

Ainda não há previsão para a primeira convocação oficial da técnica capixaba na seleção brasileira. Mas a expectativa é de que aconteça ainda neste semestre.

Quem é Rose Andrade

  • Idade: 39 anos
  • Formação: Profissional de Educação Física, com pós-graduação em Psicologia do Esporte e Licença Beach Soccer CBF
  • Clube: São Pedro Beach Soccer
  • Principais conquistas: 3x campeã brasileira, 2x campeã da Américas Winners Cup, 5x campeã metropolitana (ES), 2x campeã do Estadual de Seleções (ES), campeã mundial de clubes (2024) e vice-campeã mundial de clubes (2023)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024