
O capixaba Felipe Teixeira, 29 anos, conquistou o título mundial no levantamento de peso, na modalidade levantamento terra. A façanha veio no Campeonato Mundial de Powerlifting, encerrado no domingo (26), em Balneário Camboriú (SC).
Teixeira, que treina numa academia montada na garagem da sua casa, em Vitória, ergueu 325kg no levantamento terra e garantiu o título da categoria até 100kg.
Recordista júnior em 2018 pela Federação Internacional de Powerlifting (IPF), ele esperava também bater o recorde mundial, superando os 350kg. Porém, adiou os planos para o primeiro semestre de 2026.
“Fiz a minha primeira medida com 310kg. Na segunda pedida, de 325kg, o esparadrapo escorregou e a minha mão ‘abriu’. Na terceira pedida, eu repeti 325kg pra garantir. Não consegui fazer a quarta pedida para o recorde mundial, por questões da organização do evento. Mas fui campeão, foi muito legal e tô muito feliz”, contou Teixeira.
Outro capixaba na disputa em Balneário Camboriú, Luciano Tigrão, 53 anos, ficou em terceiro lugar no supino.
Com três títulos mundiais e um vice no currículo, ele levantou 160kg no supino e manteve sua rotina de subir ao pódio em competições internacionais.
Veja o vídeo com o título de Felipe Teixeira:
Nova data para buscar o recorde mundial
Campeão mundial, Felipe Teixeira viajou com o objetivo de também buscar o recorde mundial. Por conta de algumas falhas na organização do evento, não consegui fazer a sua última pedida de peso.
Assim, a meta ficou para abril de 2026, quando será realizado o Arnold Classic Brasil, em Sâo Paulo (SP).
“Me planejei pra fazer 350kg e acredito que eu conseguiria levantar mais ainda do que eu tinha planejado. Agora é me preparar para o Arnold Classic”, contou Teixeira.
O que é o powerlifting
O powerlifting é a modalidade esportiva conhecida também como levantamento de peso. Surgiu na década de 1950 e é composto por três movimentos fundamentais também muito comuns nas academias: supino, agachamento e levantamento terra.
O objetivo é levantar a mais carga possível em cada um dos três movimentos separadamente. Nas competições, o atleta tem três tentativas para cada movimento.
Esses exercícios são a base não só do powerlifting, mas também do treinamento de força no levantamento de peso olímpico e do fisiculturismo.
Bitelo quebra recorde nacional
O atleta e influenciador Bitelo também competiu no Campeonato Mundial de Powerlifting em Balneário Camboriú e quebrou o recorde nacional de levantamento terra ao erguer impressionantes 390kg.
Veja o vídeo:
Ex-servente de pedreiro, Bitelo faz sucesso nas redes sociais com seus 2,02m de altura e mais de 4 milhões de seguidores. Começou viralizando vídeos nos quais levantava sacos de cimento durante o trabalho. Hoje, é atleta profissional de powerlifting, patrocinado por uma grande marca de suplementos.