O capixaba Yuri Falcão Gomes é um dos favoritos ao pódio no Campeonato Mundial de Boxe que começa nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 14 deste mês em Liverpool, na Inglaterra. O pugilista de 23 anos compete na categoria té 65kg e estreia já nesta quinta.
Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri integra a seleção brasileira que mira a classificação para a Olimpíada de Los Angeles-2028.
O capixaba é o atual campeão brasileiro e está invicto na temporada, tendo disputado duas etapas da Copa do Mundo. Em uma delas, venceu o campeão olímpico Asadkhuja Muydinkhujaev, do Uzbequistão, no torneio em Foz do Iguaçu (PR).
Yuri Falcão volta à seleção brasileira por cima
Medalhista de bronze no Pan de Santiago-2023, Yuri Falcão buscou vaga olímpica em Paris-2024 na categoria até 63,5 quilos, mas deixou a seleção brasileira sem sequer disputar o último Pré-Olímpico.
Se confirmar o favoritismo e subir ao pódio em Liverpool, Yuri pode repetir o feito do seu tio Esquiva Falcão, que foi medalhista de bronze no Mundial de Baku-2011, na categoria até 75kg.