No pódio

Capixaba é vice-campeão na marcha atlética no Brasileiro Sub-20

Capixaba Davi Gabriel Bastos da Silva, de 17 anos, conquista medalha de prata no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20, em Brasília (DF)

Leitura: 3 Minutos
Diogo Mello e Davi Gabriel Bastos da Silva. Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo. Brasília
O treinador Diogo Mello e Davi Gabriel, prata no Brasileiro Sub-20 (Foto: Acervo pessoal)

Davi Gabriel Bastos da Silva, de 17 anos, conquistou nesta sexta-feira (5) a medalha de prata na marcha atlética de 10km no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20. A competição vai até domingo (7), no Recife (PE), com 738 atletas — 284 feminino e 454 masculino — de 132 clubes. 

O capixaba é um dos principais nomes da nova geração da marcha atlética, modalidade que rendeu medalha de prata ao Brasil na Olimpíada de Paris-2024 com Caio Bonfim.

Atleta da Estação Conhecimento, de Serra, Davi completou a prova com o tempo de 47min29s27. O primeiro lugar ficou com Mateus Pereira dos Santos, da ACA-SP, com o tempo de 47min07s64. Em terceiro lugar, completando o pódio, chegou Samuel Vinicius Lima Costa, do Caso-DF, com 49min15s33.

Pódio em todas as competições no ano

Davi Gabriel subiu ao pódio em todas as competições que disputou na temporada até aqui. No Espírito Santo, foi campeão do Estadual Sub-18 e dos Jogos Escolares.

Já no calendário nacional, o capixaba foi medalhista de prata na Copa Brasil, no Brasileiro Sub-18 e, agora, no Brasileiro Sub-20.

Davi Gabriel Bastos da Silva
Davi Gabriel no pódio da marcha atlética no Brasileiro Sub-20 (Foto: Acervo pessoal)

O próximo objetivo é buscar a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, de 10 a 25 de setembro, em Brasília (DF). Atual bicampeão, Davi é o principal favorito na prova.

Recorde estadual no lançamento do martelo

O primeiro dia do Brasileiro Interclubes Sub-20 foi de recorde estadual para Luysa Gomes Moreira, 18 anos, atleta do Caes.

Luysa Gomes Moreira
Luysa bateu recorde estadual no lançamento do martelo no Brasileiro Sub-20 (Foto: Acervo pessoal)

Ela terminou a final da prova na 10ª colocação. Porém, a marca de 30m28 valeu os recordes estaduais nas categorias sub -20, sub-23 e adulto.

Recorde também nos 100m rasos

A manhã de sexta-feira também teve recorde estadual na prova dos 100m rasos. Nas eliminatórias, Isabely Martins de Souza Amorim, do Caes, venceu a sua bateria com o tempo de 12s27.

Além da classificação para a semifinal, a marca valeu o recorde estadual sub-20, sub-23 e adulto da prova para a velocista.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024