
O meia-atacante Jhon Jhon, de 23 anos, foi anunciado oficialmente como reforço do Zenit, da Rússia. Capixaba de Vitória, o jogador foi um dos destaques do Red Bull Bragantino nas duas últimas temporadas.
A negociação com o clube russo pode chegar a 20 milhões de euros, cerca de R$ 124 milhões ao câmbio atual. Serão 18,5 milhões de euros fixos, com possibilidade de bônus.
O Red Bull Bragantino tinha 80% dos direitos econômicos e receberá a maior parte do valor. O Palmeiras, clube pelo qual Jhon Jhon completou sua formação na base e subiu para o profissional, fica com 20% do valor total e ainda lucra com o mecanismo de solidariedade da Fifa.
Quem é Jhon Jhon
Jhon Jhon é, na verdade, Jhonatan dos Santos Rosa. Nascido em Vitória, é filho do ex-atacante Marcelo Pelé, que foi campeão do Capixabão por Linhares, São Mateus, Estrela e Serra, além de jogar por Vitória, Rio Branco e Desportiva
Jhon Jhon não jogou no futebol capixaba. Do time sub-17 do Londrina, foi para o Primavera, clube de Indaiatuba (SP) que tem como um dos donos o ex-meia Deco, ex-jogador do Porto, Barcelona e Fluminense.
O capixaba despertou o interesse do Palmeiras após um jogo-treino em 2021 e foi emprestado ao clube alviverde. Lá, se destacou na base, com títulos estaduais e nacionais nas categorias sub-20, e subiu para os profissionais em definitivo em 2023.

Acabou vendido pelo Palmeiras ao Red Bull Bragantino no meio da temporada de 2024, por por 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 24,3 milhões na época). Pelo time de Bragança Paulista, foram 76 jogos e 20 gols marcados. No Paulistão deste ano, brilhou com dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, pela segunda rodada do Paulistão.