A expectativa agora virou realidade e a capixaba Geovanna Santos, 23 anos, está oficialmente convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial de ginástica rítmica. A competição será realizada de 20 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
Jojô, ginasta do Incesp, vai defender a seleção brasileira no individual, junto com a paranaense Bárbara Domingos. Representante da nova geração da ginástica rítmica brasileira, a catarinense Maria Eduarda Alexandre, 18 anos, foi convocada como reserva.
O Mundial terá as classificatórias individuais nos dois primeiros dias. De lá, sairão as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores de cada aparelho.
Carreira de destaque no individual e no conjunto
Geovanna Santos terminou na 10ª colocação no individual geral da etapa de Cluj-Napoca da World Challenge Cup, realizada na Romênia, no último dia 27 de julho.
Há um mês, conquistou a medalha de bronze no individual geral do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Assunção 2025.
Natural de Pinheiros e conhecida como “Furacão”, Jojô competiu nas Olimpíadas de Tóquio-2021 com a seleção brasileira de conjunto.
Depois, migrou para o individual e foi campeã brasileira no individual geral em 2023. Ficou fora das Olimpíadas de Paris-2024, mas já está no ciclo olímpico mirando os Jogos de Los Angeles-2028.
Convocação do conjunto pode ter mais uma capixaba
A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ainda vai anunciar a convocação da seleção brasileira de conjunto, que vive a epxectativa de um pódio inédito no Mundial.
A lista de ter o nome de mais uma capixaba: Sofia Madeira, também do Incesp.
Integrante da equipe que competiu nas Olimpíadas de Paris-2024, Sofia também estava no conjunto que conquistou a primeira medalha de ouro do País no conjunto geral em uma etapa de Copa do Mundo, neste mês, na etapa de Milão, na Itália.