Mundial

Capixaba Jojô é convocada para o Campeonato Mundial de ginástica rítmica

Geovanna Santos, do Incesp, é uma das duas ginastas brasileiras na disputa individual do Mundial que começa no dia 20 de agosto, no Rio

Leitura: 2 Minutos
Geovanna Santos na etapa de Cluj-Napoca da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
Geovanna Santos na etapa de Cluj-Napoca da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica (Foto: André Menezes/CBG)

A expectativa agora virou realidade e a capixaba Geovanna Santos, 23 anos, está oficialmente convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial de ginástica rítmica. A competição será realizada de 20 a 24 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Jojô, ginasta do Incesp, vai defender a seleção brasileira no individual, junto com a paranaense Bárbara Domingos. Representante da nova geração da ginástica rítmica brasileira, a catarinense Maria Eduarda Alexandre, 18 anos, foi convocada como reserva.

O Mundial terá as classificatórias individuais nos dois primeiros dias. De lá, sairão as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores de cada aparelho.

Carreira de destaque no individual e no conjunto

Geovanna Santos terminou na 10ª colocação no individual geral da etapa de Cluj-Napoca da World Challenge Cup, realizada na Romênia, no último dia 27 de julho.

Há um mês, conquistou a medalha de bronze no individual geral do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Assunção 2025.

Natural de Pinheiros e conhecida como “Furacão”, Jojô competiu nas Olimpíadas de Tóquio-2021 com a seleção brasileira de conjunto.

Depois, migrou para o individual e foi campeã brasileira no individual geral em 2023. Ficou fora das Olimpíadas de Paris-2024, mas já está no ciclo olímpico mirando os Jogos de Los Angeles-2028.

Convocação do conjunto pode ter mais uma capixaba

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ainda vai anunciar a convocação da seleção brasileira de conjunto, que vive a epxectativa de um pódio inédito no Mundial.

A lista de ter o nome de mais uma capixaba: Sofia Madeira, também do Incesp.

Integrante da equipe que competiu nas Olimpíadas de Paris-2024, Sofia também estava no conjunto que conquistou a primeira medalha de ouro do País no conjunto geral em uma etapa de Copa do Mundo, neste mês, na etapa de Milão, na Itália.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024