Quanto você levanta de peso no supino? E no agachamento? Você sofre pra fazer o levantamento terra? As perguntas comuns a quem treina em academia são elevadas a um nível extremo se do outro lado estiverem os capixabas Felipe Teixeira e Luciano Tigrão.
Os dois serão, junto com Henrique Cuzzuol, os três capixabas que vão competir no Campeonato Mundial de Powerlifting, de 22 a 25 de outubro, em Balneário Camboriú (SC).
O que é o powerlifting
O powerlifting é a modalidade esportiva conhecida também como levantamento de peso. Surgiu na década de 1950 e é composto por três movimentos fundamentais também muito comuns nas academias: supino, agachamento e levantamento terra.
O objetivo é levantar a mais carga possível em cada um dos três movimentos separadamente. Nas competições, o atleta tem três tentativas para cada movimento.
Esses exercícios são a base não só do powerlifting, mas também do treinamento de força no levantamento de peso olímpico e do fisiculturismo.
Capixaba quer o recorde mundial
Felipe Teixeira, 29 anos, está na reta final de preparação para um objetivo ousado: bater o recorde mundial em dois movimentos: agachamento e levantamento terra.
Recordista júnior em 2018 pela Federação Internacional de Powerlifting (IPF), Felipe mostra confiança e promete voltar para casa com o título e o recorde. Pra isso, espera levantar até 340kg no agachamento e 365kg no levantamento terra.
“Já fui recordista e campeão brasileiro. Agora, classificado para este Mundial, eu vou tentar bater o recorde mundial no agachamento, que é de 313kg. E no levantamento terra é 360kg. Eu vou tentar bater os dois”, promete Felipe.
Veterano já foi três vezes campeão mundial
Luciano Tigrão, 53 anos, é representante da “velha guarda” do levantamento de peso. Não só no Espírito Santo, mas no Brasil.
Ele vai competir em Balneário Camboriú na categoria master 2, para atletas até 57 anos. Com três títulos mundiais e um vice no currículo, o capixaba é sempre bem recebido nas provas.
“Já fui três vezes campeão e vou tentar ser de novo. Sò não prometo bater recorde, mas vou tentar ser campeão mais uma vez”, conta Tigrão, que se destaca nas provas de supino, chegando a levantar 250kg no exercício.
Academia montada no quintal de casa
Felipe e Luciano treinam em uma academia que foi montada no quintal da casa de Felipe, em Jardim Camburi, em Vitória. A ideia surgiu durante a pandemia e, de lá pra cá, o espaço foi ampliado e virou uma academia completa.
“Hoje fazemos os nossos treinos aqui e eu também recebo alunos e atletas de outros lugares que vêm aqui pra conhecer nosso trabalho e para trocarmos experiências”, conta Felipe.