Capixaba aposta em Jobson, goleiro Bruno e elenco de jovens. Foto: Kamilla Barcellos/Capixaba SC
Capixaba aposta em Jobson, goleiro Bruno e elenco de jovens. Foto: Kamilla Barcellos/Capixaba SC

O Capixaba Sport Club vai disputar o Capixabão pelo segundo ano consecutivo em 2026, após ter sido campeão da Série B em 2024 e se manter na elite em 2025. A boa campanha no ano passado serve de motivação para surpreender os grandes mais uma vez nesta temporada.

Entre idas e vindas, as atividades profissionais do time foram retomadas em 2020, após um período de inativação e, desde então, o projeto tem colhido frutos.

Em 2024, o Tubarão voltou a ser campeão da Série B capixaba após 28 anos e disputou o Capixabão em 2025 pela segunda vez em sua história. A única vez na elite havia sido em 1997, quando acabou rebaixado.

O objetivo é repetir o feito do ano passado, quando o Capixaba surpreendeu e ficou na 4ª posição da fase de classificação, mas acabou caindo para o campeão Rio Branco nas quartas-de-final. Nesta temporada, o presidente do clube, Daniel Costa, acredita que pode surpreender mais uma vez.

A expectativa é muito boa, estamos muito felizes com o desenvolvimento de alguns atletas. Nós vamos fazer uma grande competição e vamos surpreender os grandes mais uma vez no futebol capixaba”

Daniel Costa, presidente do Capixaba

Em 2026, a equipe irá representar o município de Alegre. Nos anos anteriores, já teve sua sede em Vila Velha, Vila Valério e Guaçuí, onde foi fundado.

O time está treinando no campo do Rive Atlético Clube, time amador de Alegre, mas ainda não foi definido em qual estádio irá mandar os seus jogos.

Elenco quase sub-23 e vitrine para jovens jogadores

Segundo o presidente, o projeto é voltado para o desenvolvimento de jovens jogadores, mesclando o time com alguns atletas mais experientes. O grande objetivo é dar visibilidade e desenvolver jovens jogadores do estado.

Em preparação para a disputa do estadual, o Capixaba monitorou cerca de 40 jogadores em amistosos e competições de base no Sul do Espírito Santo.

O Capixaba trabalha com a missão de formar atletas e proporcionar para jovens de até 23 anos participarem do Capixabão e vir a se tornarem promessas do futebol brasileiro”

Daniel Costa, presidente do Capixaba

Bruno e Jobson completam o plantel do Capixaba

Para este ano, o time efetuou a contratação do goleiro Bruno Fernandes, ex-Flamengo. Condenado pelo homicídio de Eliza Samudio, ocorrido em 2010, ele está em liberdade condicional desde janeiro de 2023.

Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, é campeão do Campeonato Sulino 2025 pelo Rive, de Alegre.
Bruno foi campeão do Campeonato Sulino 2025 pelo Rive, de Alegre. Reprodução/Instagram @ldciliga

Bruno foi capitão e campeão brasileiro com o Flamengo em 2009. Sua última partida profissional foi em 25 de junho de 2023, quando calçou as luvas do Atlético Carioca na vitória por 2 a 0 sobre o Tigres do Brasil pela 5ª Divisão do Campeonato Carioca.

Depois disso, seguiu atuando em partidas amadoras, inclusive no Espírito Santo, onde defendeu o Rive Atlético Clube, de Alegre. Agora, aos 41 anos, ele voltará a atuar profissionalmente e vai jogar o Capixabão 2026.

Além de Bruno, o Capixaba ainda contará com o atacante Jobson, de 37 anos, ex-Botafogo, que vai defender o clube mais uma vez. Esta será a quinta temporada que o jogador defende o Tubarão, sendo a segunda na elite do Capixabão.

No ano passado, Jobson anotou nove gols – quatro deles no campeonato estadual – em 18 jogos pela equipe. Ao todo, desde a sua primeira passagem em 2021, são 22 gols pelo clube em 45 partidas.

28/01/20256. Desportiva x Capixaba. Engenheiro Araripe. Jobson
Jobson, ex-Botafogo, foi um dos destaques do Capixaba no Capixabão 2025. Foto: Kamilla Barcellos / Capixaba SC

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Capixaba na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Porto Vitória x Capixaba
    14/01 (quarta) às 21h30
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 2ª Rodada – Forte x Capixaba
    18/01 (domingo) às 18h
    Estádio Almiro Ofranti, Vargem Alta
  • 3ª Rodada – Capixaba x Rio Branco VN
    22/01 (quinta) às 21h
    Estádio a definir
  • 4ª Rodada – Serra x Capixaba
    25/01 (domingo) às 18h
    Estádio Robertão, Serra
  • 5ª Rodada – Capixaba x Vilavelhense
    29/01 (quinta) às 18h
    Estádio a definir
  • 6ª Rodada – Vitória x Capixaba
    01/02 (domingo) às 15h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 7ª Rodada – Capixaba x Rio Branco
    04/02 (quarta) às 18h
    Estádio a definir
  • 8ª Rodada – Desportiva x Capixaba
    08/02 (domingo) às 15h
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 9ª Rodada – Capixaba x Real Noroeste
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio a definir
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.