
A capixaba Sofia Madeira brilhou mais uma vez junto com a seleção brasieira de conjunto de ginástica rítmica. O quinteto venceu a categoria Melhor Equipe do Ano na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizada pelo COB na noite de quinta-feira (11), no Rio.
A celebração veio duplamente, já que o conjunto também foi premiado na categoria Melhores do Ano na Ginástica Rítmica.
O conjunto formado por Sofia Madeira, Nicole Pircio, Maria Paula Carminha, Eduarda Arakaki e Mariana Gonçalves conquistou duas medalhas de prata no Mundial do Rio de Janeiro, em agosto deste ano.
Remanescente do conjunto que foi sexto colocado geral no Mundial de Valencia (2023) e que disputou a Olimpíada de Paris-2024, Sofia Madeira, 22 anos, é atleta do Incesp e defendeu o Brasil em outros dois momentos marcantes recentes: as medalhas de ouro da World Challenge Cup em Portimão (Portugal) e na etapa da Copa do Mundo em Milão (Itália).
“É uma honra estarmos aqui hoje. Esse prêmio veio para coroar o ano de 2025, um ano tão especial para nós da ginástica rítmica. Hoje somos vice-campeãs mundiais, mas quando a nossa treinadora Camila começou a assumir a seleção, o conjunto era o 26º do mundo. Então, eu preciso agradecer às nossas treinadoras, porque elas sonharam e acreditaram antes de que parecesse possível e nos fizeram acreditar também”, disse a capitã do conjunto Duda Arakaki, durante a premiação do COB.

A campanha da seleção de ginástica rítmica no Mundial
Vivendo a sua melhor fase, a seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica fez história em 2025. A equipe aproveitou bem o fato de competir em casa e subiu duas vezes ao pódio no Campeonato Mundial realizado em agosto, no Rio de Janeiro.
Formado por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Madeira e Nicole Pircio, o conjunto conquistou uma medalha inédita no conjunto geral. E repetiu a dose na final do conjunto misto.
Ao som de Evidências, das vozes de Chitãozinho & Xororó, as apresentações emocionaram o público na Arena Carioca 1. O Brasil ainda terminou em sexto lugar na disputa da série de cinco fitas no Mundial.
