A Maratona de Vitória contou com sete mil participantes, de vários estados e até de fora do País. E acabou consagrando um capixaba como campeão da principal prova do evento. Leonardo Alves dos Santos foi o campeão do percurso de 42km.
Ele fechou a prova com o tempo de 2h27 na manhã deste domingo (31), na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
Morador de Sooretama, Leonardo tem 44 anos e entrou para a corrida há 18 anos. Ele divide seu tempo entre o trabalho como pintor e os treinos para as corridas, cinco dias por semana.
“Quero agradecer a Deus, à minha esposa, à minha família que está em casa torcendo e aos meus amigos. É muito satisfatório porque muita gente está torcendo por mim. Eu já tenho três maratonas concluídas esse ano”, comemora Leonardo.
Mineira é tricampeã da Maratona de Vitória
No feminino, teve festa mineira no pódio. A fotógrafa Gisely Carvalho, 37 anos, completou os 42km de percurso em 3h17 e conquistou a prova pela terceira vez consecutiva.
A maratonista confessou que quase desistiu da prova deste domingo quando chegou aos 15km de percurso. Ela veio a Vitória ainda em fase de recuperação de uma crise de hérnia de disco.
“Estava com muita dor no quadril e nas pernas. Há duas semanas tive uma crise de hérnia de disco, então, estar aqui hoje foi um milagre de Deus. Meu marido não me deixou desistir”, destacou Gisely.
A campeã foi uma das atletas que toparam o Desafio Cidade de Vitória, com provas nos dois dias de evento. Além da vitória hoje, ela também conquistou, no sábado, o terceiro lugar na prova de 10km, com o tempo de 42min17.
Governador corre a sua primeira meia-maratona
O governador Renato Casagrande fez neste domingo a sua estreia numa meia-maratona. Ele finalizou o percurso de 21km em 2h36.
“A primeira vez a gente nunca esquece e não vou esquecer a Meia Maratona de Vitória. É uma alegria poder participar e correr os 21km foi um desafio que eu tinha. É uma alegria poder correr, ver o sucesso da maratona e incentivar pessoas a praticar atividade física”, celebrou Casagrande.
Prova será maior em 2026
Neste domingo, entre os 2.500 inscritos nos 21km, foram mais de 1.400 homens e mais de mil mulheres. Já nos 42km, os homens representaram quase 700 corredores, enquanto as mulheres, 200 do total de 900 participantes.
No total, os dois dias de prova reuniram mais de sete mil corredores, sendo mil vindos de fora do Espírito Santo, entre eles, participantes dos Estados Unidos, Argentina, Holanda, Espanha e El Salvador.
A Maratona de Vitória do ano que vem será realizada no dia 30 de agosto. E o organizador da prova, Bernardo Ramos, diretor da Pace Eventos, promete uma edição ainda maior: “Hoje é um sentimento de realização e gratidão. Vamos trabalhar para ter um evento com 10 mil participantes no ano que vem”, prometeu.
Veja os campeões da Maratona de Vitória 2025
5km
- Masculino: Jeronimo Santanna de Aguiar – 15min17
- Feminino: Brunelly da Silva Ribeiro – 19min23
PCD 5km
- Masculino: Giovanny Luiz Dorti Milagre – 19min18
- Feminino: Adriana Mascarenhas – 30min07
10km
- Masculino: Claudinei Pereira – 33min01
- Feminino: Milena Gomes da Silva – 41min16
21km
- Masculino: Maquezile Gabriel Pio – 1h09min08
- Feminino: Yries Pereira – 1h25min29
42km
- Masculino: Leonardo Alves dos Santos – 2h27min01
- Feminino: Gisely Carvalho – 3h17min22