Boxe

Capixaba Yuri Falcão é vice-campeão no Campeonato Mundial de Boxe

Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri Falcão conquistou a prata no Mundial em Liverpool, na Inglaterra

Leitura: 2 Minutos
THE WORLD BOXING CHAMPIONSHIPS WERE HELD AT THE M&S ARENA IN LIVERPOOL FROM 4TH TO 14TH SEPTEMBER 2025.
Yuri Falcão na final da categoria 65Kg no Campeonato Mundial (Foto: World Boxing)

O capixaba Yuri Falcão conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe, finalizado neste domingo (14) em Liverpool, na Inglaterra. Ele perdeu a final da categoria até 65 kg para Asadkhuja Muydinkhujaev, do Uzbequistão, por 4 a 1.

Foi a primeira derrota de Yuri Falcão na temporada. Até então, ele estava invicto e havia conquistado os títulos de duas etapas da Copa do Mundo deste ano.

Yuri Falcão iniciou sua campanha no torneio no último domingo (7), vencendo o azeri Zaur Gahramanov por 5 a 0. Mantendo o bom desempenho, ele repetiu o placar nas oitavas de final contra Yu Lin, de Taipé Chinês, e nas quartas de final contra o japonês Shion Nishiyama.

No sábado, passou pelo cubano Erislandy Borges, por 4 a 1 e avançou para a final da categoria até 65 kg. Neste domingo, foi derrotado por Muydinkhujaev, campeão olímpico em Paris-2024 na categoria ate 71 kg.

Melhor resultado de um capixaba

Titular da seleção brasileira de boxe olímpico, Yuri Falcão garantiu neste domingo o melhor resultado de um boxeador capixaba em Campeonatos Mundiais.

Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri “The Chosen” superou o tio Esquiva Falcão, que foi medalhista de bronze no Mundial de Baku-2011.

Melhor campanha do Brasil em Mundiais

O Brasil fechou o Campeonato Mundial em Liverpool com quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de prata.

Além do vice-campeonato de Yuri Falcão, também foram medalhistas de prata Isaías Ribeiro (-90kg) e Luiz Oliveira Bolinha (-60kg).

A medalha de ouro veio com Rebeca de Lima Santos, campeã mundial na categoria até 60kg. Também neste domingo, ela venceu a polonesa Aneta Rygielska por 3 a 2.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024