
Invicto na temporada, o capixaba Yuri Falcão vai disputar, pela primeira vez, o título do Campeonato Mundial de Boxe. Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, ele venceu neste sábado (13) o atual campeão olímpico, o cubano Erislandy Borges, por 4 a 1 e avançou para a final da categoria até 65 kg.
Esta foi a quarta vitória do capixaba no Mundial que acontece em Liverpool, na Inglaterra. A final acontece já neste domingo (14), às 9h30 (horário de Brasília), contra Asadkhuja Muydinkhujaev, do Uzbequistão.
Yuri Falcão iniciou sua campanha no torneio no último domingo (7), vencendo o azeri Zaur Gahramanov por 5 a 0. Mantendo o bom desempenho, ele repetiu o placar nas oitavas de final contra Yu Lin, de Taipé Chinês, e nas quartas de final contra o japonês Shion Nishiyama. Neste sábado, passou pelo cubano.

A vitória deste sábado em cima do cubano Erislandy Borges foi a segunda do capixaba sobre um campeão olímpico. Em abril deste ano, Yuri venceu o atual campeão olímpico da categoria 65kg, o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev, na etapa de Foz do Iguaçu (PR) da Copa do Mundo.
“É uma sensação muito boa, já é o segundo campeão olímpico que eu luto e venço, e é uma sensação muito boa, não tem nem como descrever. Gratidão. Obrigado pela torcida, obrigado pelas mensagens, podem ter certeza que eu vou voltar com o ouro para o Brasil”, comemorou Yuri.
Yuri supera campanha do tio Esquiva Falcão
Com a vaga na final, Yuri Falcão já garante ao menos a medalha de prata e, assim, supera o feito do seu tio Esquiva Falcão, que foi medalhista de bronze no Mundial de Baku-2011, na categoria até 75kg.
Com a vitória do capixaba neste sábado, o Brasil garante a presença de quatro lutadores na decisão do Mundial em Liverpool. Além de Yuri Falcão, vão lutar pelo ouro neste domingo Rebeca Lima (-60kg), Luiz “Bolinha” (-60kg) e Isaías Ribeiro (-90kg).