
O Capixabão 2026 é a atração na TV Vitória/Record neste sábado (17), com a transmissão ao vivo do jogo Vitória x Porto Vitória, que acontece no estádio Salvador Costa, em Vitória, e é válido pela segunda rodada da competição.
A transmissão começa às 15h30 e é a primeira da parceria entre a TV Vitória/Record, a TVE e a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), com o intuito de fomentar o crescimento do futebol capixaba.
O Capixabão terá jogos ao vivo na TV Vitória/Record sempre aos sábados, às 16 horas, durante a fase de classificação e também nas fases de mata-mata.
É uma parceria muito importante entre a TV Vitória, a Record, a TVE, que é quem transmite todos os jogos, a Federação de Futebol e o Governo do Estado. Com essa transmissão em TV aberta, a gente consegue aumentar a penetração dos jogos, trazer mais audiência, mais relevância.”
Felipe Caroni, diretor-geral da Rede Vitória
Craque Edinho nos comentários da transmissão
A transmissão ao vivo dos jogos do Capixabão na TV Vitória/Record terá a narração de Rogério Nascimento e reportagem de Jorge Félix.
Já os comentários ficam com o craque Edinho, um dos maiores nomes da história recente do futebol capixaba. Campeão do Capixabão por Vitória (2006), Desportiva (2016) e Rio Branco (2024), o ídolo pendurou as chuteiras no ano passado e, agora, assume o microfone como comentarista.
“É um desafio que encaro com muita alegria e disposição. Quero contribuir com tudo que aprendi dentro de campo, levando ao telespectador detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas também não vai faltar resenha, claro”, promete Edinho.

Como chegam Vitória e Porto Vitória
Vitória e Porto Vitória venceram seus jogos na primeira rodada e disputam, neste sábado, quem vai dormir na liderança isolada do Capixabão.
Dono da casa, o Vitória venceu o Vilavelhense por 1 a 0, com gol de Tony, também no Salvador Costa. Já o Porto Vitória bateu o Capixaba por 2 a 0, no Kleber Andrade, com gols de Renato Henrique e Luiz Henrique.
Quem vencer o jogo deste sábado vai chegar aos seis pontos e vai dormir na liderança isolada, podendo ser alcançado pelo Forte, que também venceu na estreia e enfrenta o Rio Capixaba no domingo (18), às 18 horas, no estádio Almiro Ofranti, em Vargem Alta.
Fórmula de disputa do Capixabão 2026
O Capixabão de 2026 tem Rio Branco, Desportiva, Vitória, Vilavelhense, Serra e Porto Vitória como representantes da Grande Vitória. Além deles, também vão jogam a competição o Capixaba, que este ano terá sede em Alegre; o Forte, de Castelo; o Real Noroeste, de Águia Branca; e o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante.
Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final e os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Capixabão.
As quartas de final, as semifinais e as finais acontecem em jogos de ida e volta. A diferença em relação à última edição é que, nas quartas de final, os times de melhor campanha têm a vantagem de dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols — e fazem o jogo de volta em casa. Já nas semifinais e nas finais, em caso de empate na soma dos dois jogos, a disputa vai para os pênaltis.
O campeão garante vagas para a Série D do Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde (Centro-Oeste), e o vice-campeão se classifica para a Copa do Brasil do ano seguinte.
Serviço
Vitória x Porto Vitória
- Quando: hoje (17)
- Horário: 16 horas
- Local: estádio Salvador Costa, em Vitória
- Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira)
- Venda: Online na plataforma Ingresso S/A e bilheteria do estádio
- Pagam meia: estudantes, professores, doadores de sangue, idosos, PCD e acompanhante, funcionários PMV e CMV, austistas e acompanhante, jornalistas e radialistas, torcedores com camisa do Vitória, clientes Banestes
- Gratuidade: crianças até 11 anos e sócio-torcedores plano ÁGUIA AZUL
- Transmissão: TV Vitória/Record (TV aberta), TVE (TV aberta e YouTube), Arquibancada Digital (YouTube)