A delegação capixaba encerrou de maneira histórica a sua participação na edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia), realizada em João Pessoa (PB). Ao todo, foram 12 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze.
O resultado supera as nove medalhas conquistadas na edição do ano passado, realizada no Rio de Janeiro (RJ).
As cinco medalhas de ouro foram todas conquistadas por alunos da Multivix, que foram campeões no beach tennis (masculino e misto), beach wrestling (masculino), vôlei de praia (feminino) e basquete 3×3 (masculino).
Vaga no Pan-Americano de basquete 3×3
Além da medalha, os atletas do basquete 3×3 ainda saíram da competição com outra surpresa: de que serão os representantes do Brasil no Pan-Americano da modalidade, que será realizado em Honduras, em 2026.
“Este título veio coroar todo o trabalho feito pelos atletas, que se dedicaram muito e chegaram aqui muito focados em terminar com o título. Vamos embora para o Espírito Santo ainda com essa ótima notícia de que seremos os representantes brasileiros no Pan”, vibrou o técnico da equipe, João Victor Freitas.
Medalhas em várias modalidades
As três medalhas de prata conquistadas pelos capixabas vieram no beach wrestling e cross training (feminino), e vôlei de praia (masculino). Já os quatro bronzes vieram no surfe e aquathlon (feminino) e no beach soccer (masculino e feminino).
Presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim celebrou os resultados e fez questão de parabenizar todos os medalhistas.
“Estamos voltando para o Espírito Santo extasiados. É gratificante ver o Estado subindo no pódio com tantos atletas, competindo e sendo referência em diversas modalidades. Quero parabenizar também as instituições de ensino superior que apoiam o esporte universitário e nos ajudam a garantir esses resultados”, comemorou.
Além das 12 medalhas, o Espírito Santo volta de João Pessoa com mais três conquistas, todas com a Multivix: primeiro lugar geral no beach tennis masculino e o segundo lugar geral no beach tennis feminino e no wrestling masculino.
Confira todas as medalhas do ES no Jubs Praia
Ouro
- Beach Tennis Misto (Brenda Vianna e Júlio Cabral / Multivix)
- Beach Tennis Masculino (Júlio Cabral e Luís Felipe / Multivix)
- Beach Wrestling Masculino (Samuel Mello/Multivix)
- Basquete 3×3 Masculino (Multivix)
- Vôlei de Praia Feminino (Maria Luiza/Julhia /Multivix)
Prata
- Beach Wrestling Feminino (Stefany Ferreira/Multivix)
- Cross Training Feminino (Laura Galazi/Faesa)
- Vôlei de Praia Masculino (Isac/Gustavo – Multivix)
Bronze
- Aquathlon Feminino (Vitória Moscon/Unesc)
- Surf Feminino Shortboard (Julia Silva/UFES)
- Beach Soccer Feminino (Multivix)
- Beach Soccer Masculino (Multivix)