
A seleção brasileira de triatlo encerrou sua participação na etapa de Montreal da World Triathlon Para Series 2025, realizada no Parc Jean-Drapeau, no Canadá, com a conquista de duas medalhas: uma de ouro e uma de prata.
A competição integra o calendário internacional da modalidade e distribui pontos no ranking mundial.
A mineira Letícia Freitas, ao lado de sua atleta-guia, a capixaba Pâmella Oliveira, conquistou o ouro na classe PTVI (para atletas com deficiência visual), uma semana após a dupla ter ficado com a prata na etapa de Magog, também no Canadá.
“O ouro veio. Hoje o dia foi de sensações muito melhores que semana passada, além da gente conseguir alinhar algumas partes técnicas. Foi top demais ouvir o Hino Nacional aqui no Canadá. Saindo com uma ótima campanha daqui”, comemorou Pâmella, nas suas redes sociais.
Atleta-guia da mineira Letícia Freitas, Pâmella é uma das maiores triatletas da história da modalidade no Brasil. Em junho deste ano, a capixaba conquistou o tetracampeonato do Ironman Brasil.
Com duas participações em Olimpíadas na bagagem — Londres/2012 e Rio/2016 —, Pâmella foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011, e ouro por equipe e prata no individual nos Jogos Sul-Americananos de Santiago-2014.
Mais uma capixaba no pódio
A capixaba Erica Rodrigues também subiu ao pódio em Montreal. Após conquistar o bronze em Magog, ela ficou com a medalha de prata na classe PTS5 (para atletas com deficiências físico-motoras e paralisia cerebral).

“Eu fiz história mais uma vez! Conquistei o 2º lugar na World Triathlon Para Series 2025 – Montreal, na categoria PTS5 Feminino. Um pódio internacional que representa muito mais do que uma medalha: é superação, dedicação e orgulho pelo Brasil! Vamos comemorar juntas essa conquista!”, escreveu Erica, em seu perfil no Instagram.
A delegação contou ainda com a paulista Jéssica Ferreira, que terminou na quarta colocação na classe PTWC (handbike). O catarinense Jorge Fonseca ficou em sétimo lugar na classe PTS4, enquanto o goiano Ruiter Gonçalves foi o oitavo colocado na PTS5.