A 34ª Dez Milhas Garoto consagrou Caroline Sardinha e Maquézile Gabriel Pio como os campeões da categoria capixaba.
A prova aconteceu na manhã deste domigo (28), com largada na praia de Camburi, em Vitória, e chegada na fábrica da Chocolates Garoto na Glória, em Vila Velha. Foram 17 mil inscritos, novo recorde do evento.
O pódio feminino da categoria atleta capixaba teve a ex-triatleta Caroline Sardinha na primeira colocação. Ela foi a campeã com o tempo de 1h08min12. Yries Pereira ficou na segunda colocação e Marina Passos Ramalhate terminou em terceiro lugar.
“Eu fiz triatlo por seis anos, parei por cinco anos, engravidei, voltei a treinar no ano passado com foco na Dez Milhas Garoto e fiquei em segundo lugar no ano passado na categoria capixaba, com aquele gostinho de quero mais. Treinei durante um ano com foco total nesta prova , vim focada pra conquistar o primeiro lugar e eu consegui”, comemorou Caroline.
A campeã, de 42 anos, elogiou a qualidade das adversárias. E conta que aprendeu com os erros que ela cometeu na edição passada.
“No ano passado, o momento mais difícil foi depois da Terceira Ponte. Eu treinei pra este final de prova este ano ser menos sofrido e eu consegui colocar o meu máximo. Aprendi cmo o ano passado”, destacou.
Maquézile sonha com título na elite da Dez Milhas Garoto
Na categoria capixaba masculino, o título da Dez Milhas Garoto de 205 ficou com Maquézile Gabriel Pio, que completou o percurso em 56min06. Jonilson Prates, segundo colocado, e Marcio Alexandre da Silva, o terceiro, completaram o pódio.
É a primeira vez que Maquézile vence a prova mais tradicional do calendário do Estado.
“Tô muito feliz com esta vitória de hoje. Foram seis anos me dedicando, sempre batendo na trave, mas hoje eu consegui sair pela primeira vez como campeão capixaba. Tô muito feliz com o resultado”, vibrou Maquézile.
O novo campeão agora sonha mais alto: quer ser o primeiro capixaba a vencer a Dez Milhas Garoto na elite.
“Agora é ter um planejamento e foco pra treinar e me dedicar. Com apoio, a gente pode ser o melhor capixaba e ganhar a Dez Milhas Garoto. Eu acredito que um dia esta vitória pode ficar aqui, com um atleta daqui. A gente que treina todo dia, que se dedica, a gente tem este pensamento de um dia ganhar. Eu só tenho 30 anos e mais uns 10 anos pra eu tentar este pódio”, avaliou o corredor.
Veja os resultados:
Capixaba masculino
- 1º Maquézile Gabriel Pio — 56min06
- 2º Jonilson Prates — 56min39
- 3º Marcio Alexandre da Silva — 57min56
Capixaba feminino
- 1ª Caroline Sardinha — 1h08min12
- 2ª Yries Pereira — 1h09min10
- 3ª Marina Passos Ramalhete — 1h09min07