A Copa das Comunidades 2025 está repleta de times que representam e mobilizam os bairros que representam. Mas um dos participantes, o Central City, tem uma história um pouco diferente.
É que apesar de o nome fazer referência ao Centro de Vitória, o clube acabou se identificando também com outras comunidades da capital.
O Central City é uma das 16 equipes do torneio masculino da Copa Vitória das Comunidades. O time está no Grupo D, junto com Trevo, Estrela e Jockey. A estreia será no dia 8 de julho, contra o Jockey, no campo do Lolão, em Vitória.
Time que ultrapassa os limites
O Central City surgiu da vontade de manter em atividade o time que, antes, era o Fonte-Grandense. Deu certo e, hoje, a equipe ultrapassa os limites do Centro de Vitória, recebendo jogadores e torcedores de comunidades próximas.
“A galera aqui do Centro se juntava pra jogar por um time que se chamava Fonte-grandense. O time meio que acabou e eu quis manter o pessoal unido, foi aí que surgiu o Central City. Hoje, boa parte do nosso time não é do Centro. Tem muita gente, principalmente, do Jaburu”, conta o presidente da equipe, Luiz Alberto.
Luiz é daqueles caras que fazem de tudo um pouco para o time dar certo. É presidente, treinador e também se inscreve como jogador. Até porque nunca se sabe quando o time vai precisar de mais um reforço,
Em jogo contra o 19 de Maio, pela segunda fase da última edição da Copa das Comunidades, o goleiro do Central não apareceu. Quem teve que calçar as luvas? Justamente o Luiz. E ele fez bonito.
“Além de estar improvisado no gol, o juiz ainda deu um pênalti pros caras. Ainda bem que consegui pegar e a gente venceu por 2 a 1”, lembra o “faz-tudo” do time.
Inspiração no Manchester City
Além do Centro de Vitória, o Machester City, da Inglaterra, também serviu de inspiração para o nome do time. Só que, aqui, não tem nada de elenco badalado. O que não impede Luiz de sonhar, é claro.
“Aqui o que conta mais é a amizade entre todos. Mas estamos em busca do nosso primeiro título da Copa Vitória das Comunidades. A gente sabe que tem times mais fortes, mas já está na hora de conseguirmos a taça”.
Formato de disputa da Copa Vitória das Comunidades
As 16 equipes da Copa Vitória das Comunidades foram divididas em sorteio em quatro grupos, com quatro times em cada. Na fase de grupos, os times se enfrentam em turno único, dentro dos grupos, e os dois primeiros avançam.
As quartas de final serão decididas em jogo único, com cruzamentos entre os grupos A x B e C x D. As semifinais também acontecem com jogos eliminatórias. A decisão terá os dois vencedores das semifinais, sem vantagem. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.
A final acontece no dia 31 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Folha Vitória e pela TV Vitória/Record.
Veja os grupos da Copa Vitória das Comunidades:
- Grupo A: Galáticos de Sábado, Jabour, Cruz Azul e Imperatriz do Forte
- Grupo B: Balneário, Bela Vista, Unidos de Maria Ortiz e Terra Brasil
- Grupo C: Bavi, Caçador, Grêmio do Forte e Motor
- Grupo D: Trevo, Central City, Estrela e Jockey