Esportes

Cielo vai treinar nos EUA antes do Mundial de Doha

Cielo vai treinar nos EUA antes do Mundial de Doha Cielo vai treinar nos EUA antes do Mundial de Doha Cielo vai treinar nos EUA antes do Mundial de Doha Cielo vai treinar nos EUA antes do Mundial de Doha

São Paulo – Principal nome da natação brasileira, Cesar Cielo está empolgado com a possibilidade de aumentar sua coleção de títulos mundiais e por isso voltou atrás de uma decisão anunciada em março. Para fazer bonito em Doha (Catar), ele revelou neste sábado que vai voltar a treinar nos EUA, pelo menos por dois meses.

“Vou fazer a preparação para o Mundial lá fora, com um pouquinho mais de tranquilidade, um trabalho um pouco mais individualizado. Até Doha, vou para o Arizona, treinar com o técnico que me treinou para (o Mundial de) Barcelona (Scott Goodrich) e tentar buscar as melhores marcas no Mundial”, contou Cielo.

O brasileiro foi dispensado pelo Flamengo no fim de 2012 e ficou praticamente sem clube até março, quando assinou pelo Minas. Nesse meio tempo, competiu no Brasil pelo Clube de Campo de Piracicaba e treinou sob o comando do norte-americano Scott Goodrich, seu ex-companheiro de equipe na Universidade de Auburn, também nos EUA.

Quando chegou ao Minas, em março, Cielo exaltou ser treinado pelo australiano Scott Volkers, ‘head coach’ da equipe. “Entendi que o Minas seria o clube e, o Scott, o cara que também poderia ser importante na minha carreira. Aqui, eu senti, posso ser um nadador melhor, nadar mais rápido que é o que eu quero”, observou na ocasião.

Na época, Cielo explicou que não tinha mais interesse em trabalhar com Goodrich, que assumiu o comando do Mesa Aquatics Club, no Arizona. “O Scott é hoje o head coach de uma das maiores equipes dos Estados Unidos e não seria mais a mesma relação do ano passado, quando ele veio morar no Brasil por um tempo e viajava comigo para tudo quanto era lugar. Eu já queria um clube no Brasil e, a partir da hora que essa situação apareceu, eu precisava de um técnico que me passasse experiência, capacidade técnica, confiança, que eu ouvisse, acreditasse e sentisse que seria um nadador melhor treinando com ele”, alegava Cielo, referindo-se a Volkers.

Agora Cielo parece ter mudado de opinião, com o respaldo da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e do próprio Minas, que disparou comunicado à imprensa logo após a revelação do seu principal nadador. “O Minas apoia essa escolha e enviará o treinador assistente Dellano para acompanhar e ajudar nos treinos, além de repassar informações importantes de preparação física e fisiologia”, afirmou o diretor de natação do Minas, Carlos Antonio da Rocha Azevedo.

Também esta semana, Thiago Pereira anunciou que deverá treinar nos EUA visando os Jogos do Rio. O nadador compete pelo Sesi-SP, mas treinava em São Paulo com Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, que decidiu parar de trabalhar na beira da piscina. Nos próximos dias, Thiago deve acertar para ser comandado por Jon Urbanchek, ex-técnico de Gustavo Borges.