A comunidade do Forno Grande, localizada no município de Castelo, no sul do Espírito Santo, vai receber atletas de todo o Estado e de outras regiões do País para a etapa final do Insanity Mountain 2025.
O evento acontece de sexta (10) a domingo (12) com competidores do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Bahia.
Referência estadual de corridas em trilhas, o Insanity Mountain é um circuito de provas em formato de festival que alia a prática dos esportes de montanha a programações culturais e gastronômicas.
Os atletas competem nas modalidades VK (quilômetro vertical), Trail Run e Mountain Bike no Parque Estadual do Forno Grande, conhecido como o “Alpes Capixaba”, devido às paisagens montanhosas que lembram os Alpes europeus.
O local é considerado o segundo ponto mais alto do Espírito Santo, com 2.039 metros de altitude, ficando atrás apenas do Pico da Bandeira.
Subida vertical
Os eventos têm início nesta sexta-feira, com o Insanity Mountain Forno Grande Vertical Kilometer (quilômetro vertical). Esta modalidade de corrida de montanha é caracterizada por uma subida íngreme, onde os atletas buscam superar 1.000 metros de subida vertical em um percurso máximo de 5km de extensão.
No sábado (11), será o dia do Trail Running, tipo de corrida que ocorre em trilhas ao ar livre, sobretudo em terrenos montanhosos e que geralmente incluem subidas e descidas significativas. As provas terão três percursos com diferentes distâncias: trail longo 37km; trail médio 21km e trail curto 12km.
Esta etapa integra o Campeonato Estadual de Skyrunning, modalidade de corrida em montanhas que exige resistência, força e técnica para enfrentar terrenos instáveis, com altitude acima de 2.000 metros.
No domingo (12), será a vez das provas de mountain bike, que terão dois percursos: o Pro, com 60km; e o Sport, com 35km.
Iniciantes e profissionais
As corridas da Insanity Mountain possuem o nível técnico mais alto no Brasil. No entanto, para Ryan Rangel, que assina a direção geral do festival com Gabriela Junqueira, um dos diferenciais do evento é que as provas oferecem desafios para todos os níveis de atletas, incluindo iniciantes, entusiastas e profissionais.
“Não é necessário ser um atleta de alta performance para participar das competições do Insanity Mountain. A cada etapa surgem novos competidores apaixonados pelos esportes de montanha e dispostos a encarar os desafios, que não são poucos. O importante é respeitar o processo e fazer uma iniciação com tranquilidade, começando pelos percursos mais curtos e seguir avançando nas distâncias conforme se tornam mais experientes”, destaca o diretor.
Premiação
Todos os atletas que completarem as provas dentro do tempo permitido e dos parâmetros definidos pela organização do evento receberão uma medalha finisher para coroar a sua conquista.
Por sua vez, os cinco primeiros colocados em cada distância terão direito a troféus de “campeão geral”. Também serão premiados com troféus os cinco primeiros lugares nas categorias de acordo com a faixa etária, conforme definido no regulamento.
Histórico da Insanity Mountain
Criado há 10 anos por Ryan Rangel e Gabriela Junqueira, o Insanity Mountain tornou-se referência em esportes de aventura e montanha no Espírito Santo. As provas são realizadas em regiões de extrema beleza, valorizando suas características culturais, sociais e ambientais.
Entre os princípios do evento está o cuidado com o meio ambiente, com o incentivo aos atletas a serem autossuficientes e a preservarem as trilhas, montanhas e vales, evitando qualquer impacto negativo sobre a natureza.
Ao longo desses 10 anos, o Insanity Mountain foi palco de competições internacionais, como a final Sul-Americana VK Open Championships 2023, o Campeonato Sul-Americano de Skyrunning em 2023 e a Seletiva Mundial Master 2024.
Em 2024, o Insanity Mountain também sediou o Campeonato Brasileiro de Skyrunning, no Pico da Bandeira, e a final do Skyrunner Brazil Series, o maior circuito de corridas de montanha do Brasil. Esta competição aconteceu no Forno Grande e teve como campeã a atleta Patricia Andrade (GO), embaixadora da nova etapa da Insanity Mountain 2026, que vai acontecer na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.