Rio –
O Espaço Time Brasil abre suas portas para os atletas nesta quinta-feira, às 20 horas. Mas a festa na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro implica restrições. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recomenda que os esportistas frequentem o local só depois de competirem no Rio. A celebração está liberada assim que a missão for cumprida.
“É o momento de os atletas estarem focados. Uma vez encerrada a participação, eles podem vir quantas vezes quiserem, de acordo com a disponibilidade. A princípio a gente coloca cinco acompanhantes para cada atleta. Quando ganhar medalha, a festa é dele e pode trazer mais gente”, explica Flávia Costalima, gerente de projetos do COB.
Ao som do Samba de Santa Clara, a inauguração reunirá diversos medalhistas olímpicos. Entre os confirmados estão Virna, Maurício e Fofão (vôlei), Pretinha (futebol), Ketleyn Quadros (judô), Ricardo, Adriana Behar e Shelda (vôlei de praia). Cerca de 500 convidados por noite são esperados na casa, localizada no estacionamento do Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
A escolha do local levou em consideração a facilidade logística do deslocamento dos atletas da Vila Olímpica e do Parque Olímpico até o Espaço Time Brasil. O ambiente de pouco mais de 2 mil metros quadrados foi uma evolução do projeto desenvolvido nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho do ano passado. O planejamento para o Rio-2016 foi desenvolvido ao longo de dois anos.
“O teste em Toronto tinha outras proporções, foi justamente para a gente avaliar se dava certo. E os atletas adoraram. A gente recebia 100 pessoas em uma galeria (no Destilery District), um espaço para pouca gente. Quando os Jogos são fora do País tem menos familiares e amigos presentes. Aqui o volume é maior”, conta.
As atrações musicais serão protagonizadas pelos padrinhos do Time Brasil. Shows de Preta Gil, Toni Garrido e Thiaguinho são nomes certos, e o Baile da Favorita é outro evento programado. A culinária também terá ganhará atenção especial. A chef Roberta Sudbrack fará o suddog, uma noite do Claude Troigros fazendo o ceviche especial.
Jogos de videogame e mesa de sinuca são outras opções de entretenimento. Os visitantes ainda podem experimentar os óculos interativos, com vídeos 360º de algumas modalidades – saltos ornamentais, ginástica artística e canoagem slalom. O sonho de subir ao pódio pode se tornar realidade, e agasalhos serão disponibilizados para fotos.
Na sexta-feira, a transmissão da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em um grande telão será a aposta do Espaço Time Brasil. Os familiares dos atletas, que não têm ingressos para ir ao Maracanã, foram convidados para acompanhar a festa. “A gente tem um lugar tranquilo e aconchegante para que eles possam receber amigos e familiares, para que a gente possa celebrar a participação e os resultados no Rio”, resume Costalima.