Esportes

Com dores no joelho, Nadal luta, mas perde de Goffin na estreia do ATP Finals

Com dores no joelho, Nadal luta, mas perde de Goffin na estreia do ATP Finals Com dores no joelho, Nadal luta, mas perde de Goffin na estreia do ATP Finals Com dores no joelho, Nadal luta, mas perde de Goffin na estreia do ATP Finals Com dores no joelho, Nadal luta, mas perde de Goffin na estreia do ATP Finals

Londres – Com dores no joelho direito que o tiraram do Masters 1000 de Paris na semana retrasada e agora o atrapalharam em Londres, Rafael Nadal foi derrotado nesta segunda-feira à noite em sua estreia no ATP Finals. O líder do ranking mundial lutou muito e chegou a salvar quatro match points, mas caiu diante do belga David Goffin, que pela primeira vez superou o adversário ao batê-lo por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (4/7) e 6/4, após duas horas e 37 minutos de confronto na competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

Um dia depois de ter recebido da ATP o troféu de número 1 do mundo na O2 Arena, pois não corre o risco de perder este posto até o final deste ano, Nadal assim começou com derrota a sua busca para conquistar o único grande título que lhe falta entre os principais torneios do circuito profissional.

A partida fechou a primeira rodada do Grupo Pete Sampras, que horas mais cedo contou com o búlgaro Grigor Dimitrov vencendo o austríaco Dominic Thiem, também por 2 sets a 1, na abertura desta chave. Desta forma, Dimitrov e Goffin largaram na frente na luta por uma vaga nas semifinais, fase para a qual apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão.

Essa foi a terceira vez que Goffin, hoje o oitavo colocado do ranking mundial, enfrentou Nadal, que havia levado a melhor nos dois confrontos anteriores entre os dois, ambos também em 2017, nos Masters 1000 de Montecarlo e Madri, em piso de saibro.

Na quadra dura de Londres, porém, o espanhol não conseguiu impor o habitual domínio que costuma exercer sobre os adversários na terra batida. Instável desde o início, o número 1 do mundo já teve o seu saque quebrado por duas vezes já no primeiro set, mas também converteu dois break points e levou a disputa ao tie-break, no qual o belga foi um pouco melhor e fechou em 7/5.

O drama de Nadal continuou no segundo set, no qual salvou o primeiro match point antes de empatar o jogo em 5/5. Pouco depois, quando sacava em desvantagem de 6/5, Goffin chegou a abrir 40/0, mas o espanhol se salvou em outras três bolas do jogo e forçou novo tie-break, no qual desta vez fez 7/4 para empatar o confronto.

Nadal, porém, já começava a dar sinais de que seria muito difícil vencer o belga por causa da mobilidade prejudicada pelas dores no joelho, que ficou evidente. Com o adversário em condições físicas ruins, o belga logo conquistou duas quebras de saque e abriu 4/1. O espanhol ainda devolveu uma das quebras, mas Goffin confirmou todos os seus serviços depois para liquidar a partida com um 6/4.

Pelo maior número de games vencidos em relação ao que Dominic Thiem ganhou na partida contra Dimitrov, Nadal ficou na terceira posição do Grupo Pete Sampras, enquanto o austríaco está na lanterna da chave.