
Das 14 equipes, restam apenas quatro no vôlei juvenil feminino dos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES) 2025. São Camilo de Lelllis, São Domingos, Umef Senador João de Medeiros Calmon e Nep Itaparica venceram seus duelos nas quartas de finais e seguem vivos no sonho pelo título.
Sobrou emoção nas decisões, disputadas neste sábado (01) na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Duas das quartas foram decididas no tie-break.
Foi o caso da vitória do Nep Itaparica contra a Escola SEB de Vila Velha. Depois de vencer o primeiro set, o Nep tomou uma reação e viu a disputa pela vaga na semifinal ser levada para o terceiro e decisivo set. Mesmo com o susto, as atletas da escola de Itaparica conseguiram vencer e se classificar.

O jogo foi bem disputado. A gente deu uma caída, mas sempre voltando, mantendo o mental em dia e muita força. Agora a expectativa está lá em cima. A gente conseguiu ver tudo o que a gente consegue fazer, entender nosso limite e que a gente sempre pode mais”
Valentina Rodrigues, atleta do Nep Itaparica
Valentina, de 13 anos, é acostumada a jogar vôlei pelo seu clube, o Vôlei Vida. Nesses Jogos Estudantis, é a primeira vez que ela atua pela escola e avalia que a experiência tem sido muito positiva.
São Camilo também se classifica no tie-break
Outra grande vitória no tie-break ficou por conta do São Camilo de Lellis, que venceu o Siena nas quartas de final. A escola saiu na frente no primeiro set, tomou o empate e viu a vitória quase escapar por entre os dedos.

Isso porque, no último set, o Siena chegou a ter uma vantagem de 12 a 5, faltando apenas três pontos para a classificação. Foi então que brilhou a estrela de Lavínia Deriz, de 14 anos, que em uma sequência de saques, comandou a reação do São Camilo, fechando a conta por 15 a 13.
A gente estava com muito medo de não conseguir virar e virou no último momento. Eles estavam quase ganhando. Essa virada foi muito boa. É importante ter paciência, calma e visão de jogo. A expectativa está lá em cima e vamos brigar pelo título”
Lavínia Deriz, atleta do São Camilo
As vitórias emocionantes fecharam o segundo dia de JOEES. Agora, as equipes prometem ainda mais emoção nas semifinais e finais deste domingo (2).
Veja os confrontos das semifinais do vôlei feminino
- São Camilo x São Domingos
- Umef Senador João de Medeiros Calmon x Nep Itaparica
Estadual vence e desafia favoritos na semi do vôlei masculino
O Colégio Estadual conquistou duas vitórias na primeira fase, pela chave A, e se garantiu nas semifinais do vôlei juvenil masculino.
Apesar dos dois resultados favoráveis por 2 sets a 0, as partidas não foram nada fáceis para a escola do Centro de Vitória.

O Estadual abriu o dia de vôlei no Colégio São Domingos. Os alunos venceram o Sesi Araçás logo cedo, às 8h da manhã. Já no final da tarde, os atletas voltaram para a quadra e conquistaram a segunda vitória e a classificação, em um jogo suado contra o Nep Itaparica. Após um primeiro set disputadíssimo, o Estadual teve que salvar um set point e buscou a vantagem por 27 a 25.
O atleta Carlos Eduardo Klippel, de 16 anos, destacou a força do grupo para conseguir superar os momentos de pressão durante o jogo. Para ele, que joga a competição pela primeira vez, jogar vôlei ao lado dos amigos é uma paixão.
É muito bom estar em quadra com meus amigos, ver que a gente chegou aqui e está fazendo tudo o que vem fazendo nos treinos. Sentir a energia de vibrar quando a gente estava em momento apertado, para sair dali. É muito bom jogar vôlei, eu amo”
Carlos Eduardo Klippel, atleta do Colégio Estadual
Para as semifinais, o Estadual terá a difícil missão de desafiar os favoritos Crescer Phd, que tem atletas que foram campeões do Campeonato Brasileiro Sub-16 com a seleção capixaba este ano.
O Crescer se classificou em primeiro na chave B, com duas vitórias por 2 sets a 0, contra o Salesiano Jardim Camburi e o Sesi de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar do desafio, Carlos Eduardo olha para as semifinais com expectativa.
Vamos com tudo, colocar tudo que a gente fez nos treinos em prática e, se Deus quiser, a gente vai para a final”
Carlos Eduardo Klippel, atleta do Colégio Estadual
Do outro lado da chave, o Celp terminou como líder do grupo C e enfrenta a escola Crescer É Aprender, que foi 1º no grupo D.
Veja os confrontos das semis do vôlei masculino
- Colégio Estadual x Crescer Phd
- Celp x Crescer É Aprender
Com remontada no feminino, basquete também define as semifinais
O segundo dia de JOEES também teve decisões na quadra da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira. Os últimos confrontos da fase de grupos definiram os semifinalistas no juvenil masculino e feminino.
O destaque ficou para a emocionante virada do Nep Itaparica, que ficou atrás no placar durante a maior parte do jogo contra a escola Seb Vitória. A desvantagem, que chegou a ser de oito pontos, se desfez nos minutos finais, com o resultado terminando em 18 a 16 para a equipe de Vila Velha.

A atleta Giovana Garcia, que está na sua quarta e última participação nos Jogos Estudantis, destacou que a vitória veio na raça e graças à união da equipe.
O jogo foi tenso, equilibrado, o nervosismo bateu muito, mas com a união do time a gente conseguiu ganhar de virada. Eu gostei muito porque a gente está sempre perdendo e perdendo… então foi muito legal conquistar a vitória neste meu último ano pelo Nep
Giovana Garcia, atleta do Nep Itaparica
Para o professor Igor Maia, a estreia é sempre um jogo difícil, mas o primeiro passo serviu para tirar o nervosismo e ir em busca do título.
O jogo foi desgastante (risos). A gente fez uma preparação boa, sabe o que fazer, mas sempre o primeiro jogo é terrível, a gente sabe como é o nervosismo. Para a semifinal, a expectativa é muito boa”
Igor Maia, professor do Nep Itaparica
O professor lembrou o grito de campeão engasgado por conta de derrotas anteriores para o Umef Nice de Paula. “Queremos chegar na final contra eles e, se Deus quiser, muder essa história”, disse Igor.
Com a vitória, o Nep terminou na primeira posição da chave B e o Seb Vitória passou em segundo lugar.
No outro grupo, o Umef Nice de Paula venceu seus dois jogos e avançou como líder da chave. Já o Salesiano Jardim Camburi passou em segundo graças à vitória sobre o Estadual.
Veja as semifinais do basquete feminino
- Seb Vitória x Nice de Paula
- Nep Itaparica x Salesiano Jardim Camburi.
Masculino teve muito cálculo e emoção até o fim
No basquete masculino, a última vaga para as semifinais foi decidida só depois de muito cálculo e definição de todas as partidas. Segundo o regulamento, o líder de cada um dos três grupos avança de fase, restando uma vaga para o melhor segundo colocado.
Com duas vitórias cada, Salesiano Jardim Camburi, Arnulpho Mattos e Seb Vila Velha lideraram suas chaves e passaram com um pouco mais de folga. A calculadora ficou na mão de Nep Itaparica, Marista Nossa Senhora da Penha e Sesi Araçás, os segundos de cada grupo, para ver quem teve a melhor campanha.
Após a definição de todos os jogos deste sábado, a última vaga ficou com o Marista, que segue vivo na briga pelo título.
Veja os confrontos da semifinal do basquete masculino
- Salesiano Jardim Camburi x Marista Nossa Senhora da Penha
- Arnulpho Mattos x Seb Vila Velha