Volei feminino Nep Itaparica
Jogadoras do Nep Itaparica têm tradição de entrar juntas com o pé direito em quadra. Foto: Enzo Bicalho Assis

Das 14 equipes, restam apenas quatro no vôlei juvenil feminino dos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES) 2025. São Camilo de Lelllis, São Domingos, Umef Senador João de Medeiros Calmon e Nep Itaparica venceram seus duelos nas quartas de finais e seguem vivos no sonho pelo título.

Sobrou emoção nas decisões, disputadas neste sábado (01) na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Duas das quartas foram decididas no tie-break.

Foi o caso da vitória do Nep Itaparica contra a Escola SEB de Vila Velha. Depois de vencer o primeiro set, o Nep tomou uma reação e viu a disputa pela vaga na semifinal ser levada para o terceiro e decisivo set. Mesmo com o susto, as atletas da escola de Itaparica conseguiram vencer e se classificar.

Quartas de final entre Nep Itaparica e Seb Vila Velha. Foto: Enzo Bicalho Assis

O jogo foi bem disputado. A gente deu uma caída, mas sempre voltando, mantendo o mental em dia e muita força. Agora a expectativa está lá em cima. A gente conseguiu ver tudo o que a gente consegue fazer, entender nosso limite e que a gente sempre pode mais”

Valentina Rodrigues, atleta do Nep Itaparica

Valentina, de 13 anos, é acostumada a jogar vôlei pelo seu clube, o Vôlei Vida. Nesses Jogos Estudantis, é a primeira vez que ela atua pela escola e avalia que a experiência tem sido muito positiva.

São Camilo também se classifica no tie-break

Outra grande vitória no tie-break ficou por conta do São Camilo de Lellis, que venceu o Siena nas quartas de final. A escola saiu na frente no primeiro set, tomou o empate e viu a vitória quase escapar por entre os dedos.

Time do São Camilo. Foto: Enzo Bicalho Assis

Isso porque, no último set, o Siena chegou a ter uma vantagem de 12 a 5, faltando apenas três pontos para a classificação. Foi então que brilhou a estrela de Lavínia Deriz, de 14 anos, que em uma sequência de saques, comandou a reação do São Camilo, fechando a conta por 15 a 13.

A gente estava com muito medo de não conseguir virar e virou no último momento. Eles estavam quase ganhando. Essa virada foi muito boa. É importante ter paciência, calma e visão de jogo. A expectativa está lá em cima e vamos brigar pelo título”

Lavínia Deriz, atleta do São Camilo

As vitórias emocionantes fecharam o segundo dia de JOEES. Agora, as equipes prometem ainda mais emoção nas semifinais e finais deste domingo (2).

Veja os confrontos das semifinais do vôlei feminino

  • São Camilo x São Domingos
  • Umef Senador João de Medeiros Calmon x Nep Itaparica

Estadual vence e desafia favoritos na semi do vôlei masculino

O Colégio Estadual conquistou duas vitórias na primeira fase, pela chave A, e se garantiu nas semifinais do vôlei juvenil masculino.

Apesar dos dois resultados favoráveis por 2 sets a 0, as partidas não foram nada fáceis para a escola do Centro de Vitória.

Time do Estadual. Foto: Enzo Bicalho Assis

O Estadual abriu o dia de vôlei no Colégio São Domingos. Os alunos venceram o Sesi Araçás logo cedo, às 8h da manhã. Já no final da tarde, os atletas voltaram para a quadra e conquistaram a segunda vitória e a classificação, em um jogo suado contra o Nep Itaparica. Após um primeiro set disputadíssimo, o Estadual teve que salvar um set point e buscou a vantagem por 27 a 25.

O atleta Carlos Eduardo Klippel, de 16 anos, destacou a força do grupo para conseguir superar os momentos de pressão durante o jogo. Para ele, que joga a competição pela primeira vez, jogar vôlei ao lado dos amigos é uma paixão.

É muito bom estar em quadra com meus amigos, ver que a gente chegou aqui e está fazendo tudo o que vem fazendo nos treinos. Sentir a energia de vibrar quando a gente estava em momento apertado, para sair dali. É muito bom jogar vôlei, eu amo”

Carlos Eduardo Klippel, atleta do Colégio Estadual

Para as semifinais, o Estadual terá a difícil missão de desafiar os favoritos Crescer Phd, que tem atletas que foram campeões do Campeonato Brasileiro Sub-16 com a seleção capixaba este ano.

O Crescer se classificou em primeiro na chave B, com duas vitórias por 2 sets a 0, contra o Salesiano Jardim Camburi e o Sesi de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar do desafio, Carlos Eduardo olha para as semifinais com expectativa.

Vamos com tudo, colocar tudo que a gente fez nos treinos em prática e, se Deus quiser, a gente vai para a final”

Carlos Eduardo Klippel, atleta do Colégio Estadual

Do outro lado da chave, o Celp terminou como líder do grupo C e enfrenta a escola Crescer É Aprender, que foi 1º no grupo D.

Veja os confrontos das semis do vôlei masculino

  • Colégio Estadual x Crescer Phd
  • Celp x Crescer É Aprender

Com remontada no feminino, basquete também define as semifinais

O segundo dia de JOEES também teve decisões na quadra da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira. Os últimos confrontos da fase de grupos definiram os semifinalistas no juvenil masculino e feminino.

O destaque ficou para a emocionante virada do Nep Itaparica, que ficou atrás no placar durante a maior parte do jogo contra a escola Seb Vitória. A desvantagem, que chegou a ser de oito pontos, se desfez nos minutos finais, com o resultado terminando em 18 a 16 para a equipe de Vila Velha.

Duelo entre Nep Itaparica e Seb Vitória teve muita emoção. Foto: Enzo Bicalho Assis

A atleta Giovana Garcia, que está na sua quarta e última participação nos Jogos Estudantis, destacou que a vitória veio na raça e graças à união da equipe.

O jogo foi tenso, equilibrado, o nervosismo bateu muito, mas com a união do time a gente conseguiu ganhar de virada. Eu gostei muito porque a gente está sempre perdendo e perdendo… então foi muito legal conquistar a vitória neste meu último ano pelo Nep

Giovana Garcia, atleta do Nep Itaparica

Para o professor Igor Maia, a estreia é sempre um jogo difícil, mas o primeiro passo serviu para tirar o nervosismo e ir em busca do título.

O jogo foi desgastante (risos). A gente fez uma preparação boa, sabe o que fazer, mas sempre o primeiro jogo é terrível, a gente sabe como é o nervosismo. Para a semifinal, a expectativa é muito boa”

Igor Maia, professor do Nep Itaparica

O professor lembrou o grito de campeão engasgado por conta de derrotas anteriores para o Umef Nice de Paula. “Queremos chegar na final contra eles e, se Deus quiser, muder essa história”, disse Igor.

Com a vitória, o Nep terminou na primeira posição da chave B e o Seb Vitória passou em segundo lugar.

No outro grupo, o Umef Nice de Paula venceu seus dois jogos e avançou como líder da chave. Já o Salesiano Jardim Camburi passou em segundo graças à vitória sobre o Estadual.

Veja as semifinais do basquete feminino
  • Seb Vitória x Nice de Paula
  • Nep Itaparica x Salesiano Jardim Camburi.

Masculino teve muito cálculo e emoção até o fim

No basquete masculino, a última vaga para as semifinais foi decidida só depois de muito cálculo e definição de todas as partidas. Segundo o regulamento, o líder de cada um dos três grupos avança de fase, restando uma vaga para o melhor segundo colocado.

Com duas vitórias cada, Salesiano Jardim Camburi, Arnulpho Mattos e Seb Vila Velha lideraram suas chaves e passaram com um pouco mais de folga. A calculadora ficou na mão de Nep Itaparica, Marista Nossa Senhora da Penha e Sesi Araçás, os segundos de cada grupo, para ver quem teve a melhor campanha.

Após a definição de todos os jogos deste sábado, a última vaga ficou com o Marista, que segue vivo na briga pelo título.

Veja os confrontos da semifinal do basquete masculino
  • Salesiano Jardim Camburi x Marista Nossa Senhora da Penha
  • Arnulpho Mattos x Seb Vila Velha
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).