
O Vitória venceu a equipe do Vilavelhense por 1 a 0 na primeira rodada do Capixabão 2026, na noite desta quarta-feira (14), no estádio Salvador Costa, em Vitória. A partida marcou a primeira vez da torcida Alvianil nas novas arquibancadas do seu estádio.
Jogando em casa e embalado após a conquista da Supercopa dos Campeões na última semana, o Vitória conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Capixaba logo na estreia. O gol foi marcado pelo centroavante Tony aos 13 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Alvianil aparece com três pontos na tabela de classificação, empatado com a Desportiva e o Porto Vitória. O time grená lidera pelo saldo de gols, após vencer o Rio Branco de Venda Nova por 3 a 1 nesta terça-feira (13). O Verdão também venceu, por 2 a 0 o Capixaba, e fica em segundo. O Vitória aparece em terceiro.
O Vilavelhense fica na 8ª colocação, sem nenhum ponto e com -1 de saldo de gols. Atrás dele, na zona de rebaixamento, estão o Rio Branco de Venda Nova, em 9º, e o Capixaba, em 10º. Rio Branco e Serra, que empataram sem gols na terça (13), somam um ponto na 4ª posição.

Como foi o jogo
No primeiro tempo, as principais jogadas ficaram por conta do Vilavelhense. O Vitória chegou com perigo apenas aos 25 minutos de jogo, em passe por elevação de Carlor Vitor para Tonoli, que finalizou para fora.
O Vilavelhense reagiu rápido em jogada de velocidade. Guilherme Augusto teve a chance de bater de fora da área, mas parou em defesa de Paulo Henrique. A principal chance foi em outro contra-ataque do Vila, aos 36 minutos. Lucas Bonete tocou para Emanuel Lopes na velocidade, que arrancou sozinho, mas bateu fraco e o goleiro defendeu.
No último lance do primeiro tempo, o Leão ainda teve mais uma chance em cobrança de falta de Guilherme Augusto. O atacante bateu forte e o goleiro do Vitória encaixou.

Vitória conseguiu resultado no segundo tempo
A segunda etapa começou mais movimentada que a primeira, com o Vitória criando mais oportunidades de perigo. Primeiro, o Alvianil chegou com chute de Carlos Vitor bloqueado e, pouco depois, com finalização de Tonoli para fora.
Logo aos 13 minutos, o Vitória conseguiu balançar as redes. Em jogada de Foguete pela direita, ele achou Tony na área, que dominou e bateu cruzado para vencer o goleiro Matheus Cabral e abrir o placar.
O Leão até tentou reagir no final da partida com chutes de fora da área, mas não conseguiu criar chances claras. O time da casa conseguiu administrar a vantagem e garantir a vitória.

Próximos jogos
O Vitória volta a campo neste sábado (16) às 16h contra o Porto Vitória, no estádio Salvador Costa, em Vitória, pela 2ª rodada do Capixabão. A partida terá transmissão ao vivo da TV Vitória/Record, em parceria com a TVE.
Já o Vilavelhense recebe o time do Rio Branco também no sábado (16), porém às 19h. O jogo será no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.
Vitória 1 x 0 Vilavelhense
VITÓRIA: Paulo Henrique; Foguete, Roberto Júnior, Abuda, Magatão; Jonata, Thiago Ramos (Canário), João Paulo (Vinicius), Carlos Vitor (Cezini) (Gualberto); Tonoli, Tony (Patrick). Técnico: Rafael Soriano.
VILAVELHENSE: Matheus Cabral; Fabio Makélélé, Jomar Herculano (Jeferson), Gabriel da Silva, Kainandro; Virgílio Borges (Jhonatan), Edmundo (Alberto), Juninho; Lucas Bonete, Guilherme Augusto (Daniel), Emanuel Lopes (Shaider). Técnico: Jonilson Veloso.
Estatísticas
Finalizações: 9 (1) x 10 (3)
Escanteios: 5 x 1
Faltas cometidas: 25 x 11
Impedimentos: 2 x 1
Cartões amarelos: 4 x 1
(Fonte: Blog ES FC)