Tony marcou o gol do Vitória Futebol Clube
Tony marcou o gol que garantiu a vitória Alvianil. Foto: Clara Fafá/Vitória FC

O Vitória venceu a equipe do Vilavelhense por 1 a 0 na primeira rodada do Capixabão 2026, na noite desta quarta-feira (14), no estádio Salvador Costa, em Vitória. A partida marcou a primeira vez da torcida Alvianil nas novas arquibancadas do seu estádio.

Jogando em casa e embalado após a conquista da Supercopa dos Campeões na última semana, o Vitória conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Capixaba logo na estreia. O gol foi marcado pelo centroavante Tony aos 13 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Alvianil aparece com três pontos na tabela de classificação, empatado com a Desportiva e o Porto Vitória. O time grená lidera pelo saldo de gols, após vencer o Rio Branco de Venda Nova por 3 a 1 nesta terça-feira (13). O Verdão também venceu, por 2 a 0 o Capixaba, e fica em segundo. O Vitória aparece em terceiro.

O Vilavelhense fica na 8ª colocação, sem nenhum ponto e com -1 de saldo de gols. Atrás dele, na zona de rebaixamento, estão o Rio Branco de Venda Nova, em 9º, e o Capixaba, em 10º. Rio Branco e Serra, que empataram sem gols na terça (13), somam um ponto na 4ª posição.

Torcida do Vitória usou pela primeira vez as novas arquibancadas do Salvador Costa. Foto: Clara Fafá/Vitória FC

Como foi o jogo

No primeiro tempo, as principais jogadas ficaram por conta do Vilavelhense. O Vitória chegou com perigo apenas aos 25 minutos de jogo, em passe por elevação de Carlor Vitor para Tonoli, que finalizou para fora.

O Vilavelhense reagiu rápido em jogada de velocidade. Guilherme Augusto teve a chance de bater de fora da área, mas parou em defesa de Paulo Henrique. A principal chance foi em outro contra-ataque do Vila, aos 36 minutos. Lucas Bonete tocou para Emanuel Lopes na velocidade, que arrancou sozinho, mas bateu fraco e o goleiro defendeu.

No último lance do primeiro tempo, o Leão ainda teve mais uma chance em cobrança de falta de Guilherme Augusto. O atacante bateu forte e o goleiro do Vitória encaixou.

Primeiro tempo de poucas chances, com Vilavelhense um pouco melhor. Foto: Clara Fafá/Vitória FC

Vitória conseguiu resultado no segundo tempo

A segunda etapa começou mais movimentada que a primeira, com o Vitória criando mais oportunidades de perigo. Primeiro, o Alvianil chegou com chute de Carlos Vitor bloqueado e, pouco depois, com finalização de Tonoli para fora.

Logo aos 13 minutos, o Vitória conseguiu balançar as redes. Em jogada de Foguete pela direita, ele achou Tony na área, que dominou e bateu cruzado para vencer o goleiro Matheus Cabral e abrir o placar.

O Leão até tentou reagir no final da partida com chutes de fora da área, mas não conseguiu criar chances claras. O time da casa conseguiu administrar a vantagem e garantir a vitória.

Jogadores do Vitória aplaudiram a torcida após o jogo. Foto: Clara Fafá/Vitória FC

Próximos jogos

O Vitória volta a campo neste sábado (16) às 16h contra o Porto Vitória, no estádio Salvador Costa, em Vitória, pela 2ª rodada do Capixabão. A partida terá transmissão ao vivo da TV Vitória/Record, em parceria com a TVE.

Já o Vilavelhense recebe o time do Rio Branco também no sábado (16), porém às 19h. O jogo será no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.

Vitória 1 x 0 Vilavelhense

VITÓRIA: Paulo Henrique; Foguete, Roberto Júnior, Abuda, Magatão; Jonata, Thiago Ramos (Canário), João Paulo (Vinicius), Carlos Vitor (Cezini) (Gualberto); Tonoli, Tony (Patrick). Técnico: Rafael Soriano.

VILAVELHENSE: Matheus Cabral; Fabio Makélélé, Jomar Herculano (Jeferson), Gabriel da Silva, Kainandro; Virgílio Borges (Jhonatan), Edmundo (Alberto), Juninho; Lucas Bonete, Guilherme Augusto (Daniel), Emanuel Lopes (Shaider). Técnico: Jonilson Veloso.

Estatísticas

Finalizações: 9 (1) x 10 (3)
Escanteios: 5 x 1
Faltas cometidas: 25 x 11
Impedimentos: 2 x 1
Cartões amarelos: 4 x 1
(Fonte: Blog ES FC)

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.