Esportes

Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno

Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno Comitê Paralímpico Internacional interpela China por censura nos Jogos de Inverno

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), o brasileiro Andrew Parsons, declarou nesta quinta-feira, que espera explicações da televisão pública chinesa após uma aparente censura ao seu discurso durante a abertura dos Jogos Paralímpico de Inverno, em que o mandatário criticava a guerra e a invasão russa à Ucrânia.

“O século XXI é feito para o diálogo e a diplomacia, não para a guerra e o ódio. A trégua olímpica pela paz durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deve ser respeitada e cumprida, não violada. Paz!”, declarou o presidente, em discurso feito em inglês.

Mas durante a transmissão do CCTV, rede estatal chinesa, o discurso teve uma tradução suave, ao cortar algumas das ideias e termos utilizados por Parsons. “Ainda estamos esperando sua posição ou sua explicação. Estamos ansiosos para ouvir o que eles têm a dizer”, afirmou o presidente do CPI.

Até agora, a CCTV não respondeu aos questionamentos do Comitê, nem prometeu que um incidente não voltaria a acontecer. A China, país aliado à Rússia, foi uma das nações que não condenaram a invasão da Ucrânia.

Os Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim também tiveram polêmicas a respeito da presença de atletas da Rússia e de Belarus, países envolvidos na invasão à Ucrânia. Em um primeiro momento, o CPI os autorizou a participar das competições, mas mudou sua decisão após pressão dos comitês paralímpicos de cada país.

“Não acho que tenha sido uma reviravolta embaraçosa. Tomamos uma decisão, então nossos membros disseram: ‘Escutem, não é suficiente, queremos que vocês analisem novamente com base em diferentes elementos’. Não me arrependo da primeira decisão. E não me arrependo da segunda decisão. No final, tomamos a decisão certa”, disse Parsons nesta quinta-feira.