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Como Corinthians vai fazer com cor verde do novo patrocinador?

Com o anúncio do patrocínio da Esportes da Sorte na camisa do Corinthians, uma dúvida surge: a camisa do Timão terá detalhes em verde?

Como Corinthians vai fazer com cor verde do novo patrocinador? Como Corinthians vai fazer com cor verde do novo patrocinador? Como Corinthians vai fazer com cor verde do novo patrocinador? Como Corinthians vai fazer com cor verde do novo patrocinador?
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Com o anúncio do patrocínio da Esportes da Sorte na camisa do Corinthians, uma dúvida surge na cabeça do torcedor corintiano: a camisa do time alvinegro terá detalhes em verde?

Historicamente, a cor remete ao Palmeiras, maior rival do time do Parque São Jorge, e está presente na logomarca da casa de apostas esportivas que patrocinará o Corinthians até 2026. Ao longo dos 113 anos do clube, em três ocasiões foi preciso utilizar “artimanhas” para driblar a cor do patrocinador.

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Anunciada no intervalo da partida contra o Grêmio, a Esportes da Sorte tem a primeira letra “E” da marca colorida em verde. Para o Corinthians, no entanto, isso não será um problema. Isso porque a logomarca muitas vezes não é utilizada no tom de cor original nas camisas dos times patrocinados, como Athletico-PR, Bahia, Grêmio e o próprio Palmeiras, sendo substituída por uma versão monocromática, em branco, azul e dourado, respectivamente.

No Corinthians, será adotada a cor preta na camisa titular e uma tecnologia de “blackout” na reserva, que é utilizada desde o lançamento do uniforme, em duelo com o Fortaleza, pelo Brasileirão. Nesta última, a marca é visível diante de certos ângulos de luminosidade, especialmente com o disparo de flashes.

“Antes de existir um acordo no contrato para as cores que usaríamos, a gente já tinha decidido que não usaria nossas cores. Faz parte de ser genuíno mesmo, entendemos que o clube tem sua história, seu legado, suas cores”, afirmou a CMO da Esportes da Sorte,  Sofia Aldin, após anúncio oficial da parceria.

AUSÊNCIA DE VERDE NO PATROCINADOR NÃO É INÉDITA

Esta não será a primeira vez que o Corinthians se esquiva do verde em seu uniforme. Além de cogitar um gramado cinza ou preto na Neo Química Arena — vetado pela Fifa ainda na fase de construção —, o clube pediu para que marcas alterassem as cores bases de suas identidades visuais para patrocinar o clube.

O primeiro caso se deu em 1998, na final do Brasileirão, contra o Cruzeiro. Na ocasião, a empresa de telefonia a Embratel utilizou o uniforme para divulgar o serviço de Discagem Direta à Distância (DDD). No entanto, a logo era composta por três círculos, nas cores amarela, vermelha e verde. A solução encontrada foi abandonar o amarelo e verde, utilizando todos vermelhos.

Já em 2003, a Pepsi, marca de refrigerantes, também quis divulgar um novo produto na camisa corintiana: a Pepsi Twist, que tinha a cor verde, em alusão ao limão presente na bebida. Desta vez, foi o amarelo quem ganhou vida na camisa alvinegra, se tornando um “limão siciliano”.

Por fim, em 2007, a Medial Saúde abandonou os tons esverdeados para se tornar preta e branca, a fim de ter seu logo estampado na camisa. O anúncio foi feito em dezembro e as primeiras partidas disputadas no início de 2008.

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ESPORTES DA SORTE, CORINTHIANS E PALMEIRAS

O acerto com a Esportes da Sorte vai fazer o Corinthians dividir um patrocinador com o Palmeiras, maior rival, pela terceira vez na história. A empresa já é parceira do time feminino palmeirense desde janeiro e tinha a intenção de avançar para o uniforme do futebol masculino, que é estampado por Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), empresas cujo dono é José Roberto Lamacchia, marido de Leila Pereira, presidente do clube.

Foi a própria Esportes da Sorte quem procurou o presidente do Timão, Augusto Melo, que negociou o patrocínio e depois passou o assunto para os departamentos jurídico e de marketing para costurar o acordo. O fato de a marca ser parceira do rival não foi considerado um impeditivo.

O Palmeiras também não acredita e nem trabalha com a possibilidade de um rompimento contratual por parte da Esportes da Sorte. O contrato da marca com a equipe feminina é válido até dezembro e é avaliado em cerca de R$ 20 milhões. Assim, até o fim de 2024, pelo menos, Corinthians e Palmeiras terão a mesma marca como parceira.

OUTROS PATROCÍNIOS DIVIDIDOS

Desde a década de 1980, a lei brasileira permite que clubes divulguem marcas em seus uniformes. Em pouco mais de 40 anos, em duas ocasiões Corinthians e Palmeiras tiveram uma parceira em comum. Entre 2011 e 2013, com a Tim, e em 2009, com a Suvinil.

Em nenhum dos casos as marcas foram patrocinadores masters das equipes profissionais, como ocorre neste ano com Esportes da Sorte.

Em 2009, o Corinthians acertou um patrocínio para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano; simultaneamente, o Palmeiras estampou a marca nas mangas do uniforme. Já em 2011, a Tim colocou sua logomarca no mesmo espaço, em ambas as equipes: no número.