Sorteio da Copa do Mundo de 2026.
(Foto: Arte/Fifa)

A Copa do Mundo de 2026 começa nesta sexta-feira (5), com o sorteio dos grupos do Mundial que vai acontecer nos Estados Unidos, Canadá e México.

O evento começa às 14 horas (horário de Brasília), em Washington (EUA), e vai definir os 12 grupos da Copa do Mundo.

Cada chave terá quatro seleções e, nesta sexta-feira, todos já saberão seus adversários na fase de grupos do Mundial, com exceção das equipes a serem definidas na repescagem, que acontece em março de 2026.

Tudo o que você precisa saber sobre o sorteio

O Folha Vitória preparou um bê-á-bá com tudo que você precisa saber sobre o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026. Confira abaixo:

Data e horário

O sorteio acontece nesta sexta-feira (5), às 14 horas (horário de Brasília).

Local

O evento será no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

Seleções classificadas

A Copa do Mundo de 2026 já conhece 42 seleções, das 48 que disputarão o Mundial do ano que vem. São elas:

  • Co-anfitriões: Canadá, EUA e México
  • AFC: Austrália, Arábia Saudita, Catar, Japão, Jordânia, República da Coreia, Irã e Uzbequistão
  • CAF: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia
  • Concacaf: Curaçau, Haiti e Panamá
  • Conmebol: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai
  • OFC: Nova Zelândia
  • Uefa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça

Vagas restantes

As seis seleções restantes só serão conhecidas em março do ano que vem. Quatro virão da repescagem europeia, que será disputada por Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Polônia, República da Irlanda, Romênia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia, País de Gales e Tchéquia.

As outras duas vagas serão definidas narepescagem mundial, que conta com Bolívia, Iraque, RD do Congo, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname.

Potes do sorteio

  • Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha
  • Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; Irã; Coreia do Sul; Equador; Áustria; Austrália
  • Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul
  • Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; Vagas A, B, C e D da repescagem europeia; Vagas 1 e 2 da repescagem mundial

Regras do sorteio

No Pote 1, estão as seleções melhores colocadas no ranking da Fifa, além dos países-sede (Canadá, México e EUA). Estes são os cabeças de chave.

A Fifa já determinou que o México como cabeça de chave do Grupo A, o Canadá do Grupo B e EUA do Grupo D. A posição dos demais será demais serão definidos no sorteio.

Há uma restrição: Espanha e Argentina, líder e vice-líder do ranking de seleções da Fifa, serão colocadas em caminhos opostos do chaveamento e o mesmo acontecerá com França e Inglaterra (terceira e quarta colocadas). Com isso, a Fifa visa evitar que as equipes se enfrentem antes da final da Copa.

Na sequência, serão sorteados os grupos das seleções do Pote 2, do Pote 3 e do Pote 4. As regras do sorteio pretendem evitar os confrontos iniciais envolvendo times da mesma confederação. A exceção é a Uefa, pois a Europa tem mais representantes (16) do que o número de grupos (12), e, portanto, quatro grupos terão duas seleções europeias.

Possíveis adversários da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira é uma das 12 cabeças de chave do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026. Por isso, o Brasil não enfrenta na fase de grupos Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, que também são cabeças de chave.

18.11.2025 - Brasil x Tunisia - Lille
FOTO: @rafaelribeirorio / CBF
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Do pote 2, o Brasil não pode enfrentar o Uruguai, Colômbia e Equador, que também se classificaram pelas Eliminatórias Sul-Americanas (Conmebol). Assim, restam como possíveis adversários: Croácia, Marrocos, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália.

Do pote 3, a Seleção Brasileira só não pode enfrentar o Paraguai. Restam, então, Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

O pote 4 ainda não tem todas as seleções definidas e depende da repescagem, que pode incluir a Itália nesta lista. Os já conhecidos são Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti e Nova Zelândia.

Obedendo à regra de que seleções de um mesmo continente não podem cair no mesmo grupo — à exceção da Europa —, o Brasil pode ter uma chave com Croácia, Egito, Haiti e Itália, por exemplo.

Onde assistir ao sorteio da Copa do Mundo

O sorteio da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo para o mundo  todo. No Brasil, poderá ser acompanhado pela TV Globo e SBT (TV aberta), SporTV (fechada) e GeTV, CazéTV e Fifa+ (streaming).

Convidados especiais

A Fifa convidou um grupo de ídolos do esporte para o sorteio da Copa do Mundo. O ex-zagueiro Rio Ferdinand será o apresentador, auxiliado pela apresentadora Samantha Johnson.

Como assistentes, estarão o americano Tom Brady, lenda do futebol americano (NFL); Wayne Gretzky, Hall da Fama da National Hockey League (NHL); Aaron Judge, sete vezes All-Star da Major League Baseball (MLB), e Shaquille O’Neal, Hall da Fama da NBA.

Tom Brady, lenda do futebol americano, vai participar do evento

A top model Heidi Klumpela, o ator Kevin Hart e o ator e produtor Danny Ramírez também vão atuar como apresentadores do evento desta sexta-feira, que ainda terá shows de Andrea Bocelli, Robbie Williams e Nicole Scherzinger.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024