
Rio Branco, Porto Vitória e Desportiva Ferroviária conheceram nesta quarta-feira (28) seus adversários na Copa do Brasil de 2026.
A edição deste ano tem formato diferente, com recorde de clubes: 126. Da primeira à quarta fase, os confrontos serão em jogos únicos. Passando ao modelo de ida e volta na quinta fase e seguindo assim até as semifinais. A decisão também será em uma única partida.
Desportiva joga a primeira fase da Copa do Brasil
A Desportiva foi uma das equipes beneficiadas com o aumento do número de vagas na Copa do Brasil. A Locomotiva Grená ficou com a terceira vaga destinada ao futebol capixaba, classificada via Capixabão — foi a terceira colocada em 2025.
A Desportiva estreia na primeira fase e enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ, que tem como treinador um velho conhecido do futebol capixaba, Antônio Carlos Roy, campeão do Capixabão com o Linhares em 2007 e com o Rio Branco de Venda Nova em 2020.
O confronto será decidido em jogo único, com mando de campo do Sampaio Corrêa-RJ, como ficou definido em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira na sede da CBF, no Rio. A data-base para os jogos da primeira fase é dia 18 de fevereiro, mas a confirmação dos dias e dos horários ainda depende da CBF.
Quem avançar enfrenta o Sport-PE na segunda fase.
Rio Branco decide a classificação em casa
Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil do ano passado, com derrota em casa para o Novorizontino por 3 a 1, o Rio Branco volta à competição nacional em 2026. Agora, já entra na segunda fase.
O Capa-Preta vai enfrentar o Athletic-MG, que ficou em 15º lugar na Série B do Brasileiro do ano passado. O confronto será definido em jogo único, com mando de campo do Rio Branco, de acordo com o sorteio da CBF.
Esta será a sétima participação do Rio Branco na Copa do Brasil. A melhor campanha foi em 2021, quando eliminou o Sampaio Corrêa-MA com vitória por 2 a 1 e chegou à segunda fase, sendo eliminado pelo Vitória-BA com derrota por 2 a 0 fora de casa.
está prevista para os 25 e 26 fevereiro ou 2, 4 e 5 de março, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Porto Vitória disputa a Copa do Brasil pela primeira vez
Vice-campeão estadual em 2025, o Porto Vitória vai disputar pela primeira vez a Copa do Brasil.
A estreia acontece já na segunda fase e será contra o Avaí, em jogo único, com mando de campo do time catarinense. O Avaí foi nono colocado na Série B do Brasileiro de 2025.
Em 2026, além de estrear na Copa do Brasil, o Porto Vitória apareceu também pela primeira vez no ranking de clubes da CBF. O clube, que em 2025 disputou a Série D do Brasileiro, é o 161º colocado.
Confrontos dos capixabas na Copa do Brasil
1ª fase
- Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva
2ª fase
- Rio Branco x Athletic-MG
- Avaí x Porto Vitória
(*) A tabela detalhada ainda será divulgada pela CBF