Sorteio da Copa do Brasil
(Foto: Staff Imagem/CBF)

Rio Branco, Porto Vitória e Desportiva Ferroviária conheceram nesta quarta-feira (28) seus adversários na Copa do Brasil de 2026.

A edição deste ano tem formato diferente, com recorde de clubes: 126. Da primeira à quarta fase, os confrontos serão em jogos únicos. Passando ao modelo de ida e volta na quinta fase e seguindo assim até as semifinais. A decisão também será em uma única partida.

Desportiva joga a primeira fase da Copa do Brasil

A Desportiva foi uma das equipes beneficiadas com o aumento do número de vagas na Copa do Brasil. A Locomotiva Grená ficou com a terceira vaga destinada ao futebol capixaba, classificada via Capixabão — foi a terceira colocada em 2025.

A Desportiva estreia na primeira fase e enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ, que tem como treinador um velho conhecido do futebol capixaba, Antônio Carlos Roy, campeão do Capixabão com o Linhares em 2007 e com o Rio Branco de Venda Nova em 2020.

O confronto será decidido em jogo único, com mando de campo do Sampaio Corrêa-RJ, como ficou definido em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira na sede da CBF, no Rio. A data-base para os jogos da primeira fase é dia 18 de fevereiro, mas a confirmação dos dias e dos horários ainda depende da CBF.

Quem avançar enfrenta o Sport-PE na segunda fase.

Rio Branco decide a classificação em casa

Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil do ano passado, com derrota em casa para o Novorizontino por 3 a 1, o Rio Branco volta à competição nacional em 2026. Agora, já entra na segunda fase.

O Capa-Preta vai enfrentar o Athletic-MG, que ficou em 15º lugar na Série B do Brasileiro do ano passado. O confronto será definido em jogo único, com mando de campo do Rio Branco, de acordo com o sorteio da CBF.

Esta será a sétima participação do Rio Branco na Copa do Brasil. A melhor campanha foi em 2021, quando eliminou o Sampaio Corrêa-MA com vitória por 2 a 1 e chegou à segunda fase, sendo eliminado pelo Vitória-BA com derrota por 2 a 0 fora de casa.

 está prevista para os 25 e 26 fevereiro ou 2, 4 e 5 de março, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Porto Vitória disputa a Copa do Brasil pela primeira vez

Vice-campeão estadual em 2025, o Porto Vitória vai disputar pela primeira vez a Copa do Brasil.

A estreia acontece já na segunda fase e será contra o Avaí, em jogo único, com mando de campo do time catarinense. O Avaí foi nono colocado na Série B do Brasileiro de 2025.

Em 2026, além de estrear na Copa do Brasil, o Porto Vitória apareceu também pela primeira vez no ranking de clubes da CBF. O clube, que em 2025 disputou a Série D do Brasileiro, é o 161º colocado.

Confrontos dos capixabas na Copa do Brasil

1ª fase
  • Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva
2ª fase
  • Rio Branco x Athletic-MG
  • Avaí x Porto Vitória

(*) A tabela detalhada ainda será divulgada pela CBF

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024