LDB 2025. Liga de Desenvolvimento do Basquete. Cetaf IVV
O IVV/Cetaf/ disputou a Liga de Desenvolvimento de 2025 (Foto: Maurício Almeida/LNB)

Um dos clubes fundados da Liga Nacional de Basquete (LNB), o Cetaf/Vila Velha está de volta ao basquete profissional. A confirmação do retorno do basquete capixaba ao cenário nacional saiu nesta quarta-feira (17), com o anúncio oficial dos times que vão jogar a Liga Ouro em 2026.

A Liga Ouro é a divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), que é a principal competição de clubes do basquete brasileiro.

O Cetaf, clube de Vila Velha criado pelo ex-cestinha Luiz Felipe Azevedo, retorna como Instituto Viva Vida/Cetaf.

Retorno ao basquete profissional após 12 anos

A possibilidade de voltar ao basquete profissional foi publicada em primeira mão pelo Folha Vitória em novembro deste ano.

O Estado já teve duas equipes profissionais disputando o NBB: o Cetaf e o Saldanha da Gama, entre 2008/09 e 2013/14. Agora, volta ao esporte profissional após 12 anos.

Nesta quinta-feira, o ex-ala/armador Felipinho Azevedo, hoje diretor do Instituto Viva Vida/Cetaf, comemorou a inclusão da equipe na Liga Ouro.

A análise da LNB é muito criteriosa e conseguimos emplacar o nosso projeto. Vamos pra cima. Em 2026 tem jogo de basquete profissional no Espírito Santo de novo!”

Felipinho Azevedo, diretor do IVV/Cetaf

Ele explica que o elenco do será formado por jogadores da base do clube, que desde 2022 disputa a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB) com a equipe sub-22. Também serão contratados alguns profissionais para fechar o grupo.

“Temos uma base forte da LDB, mais maduros, e vamos trazer alguns reforços. Atletas adultos para aumentar a competitividade para a Liga Ouro. Em breve, vamos fazer a apresentação do elenco. Uma das coisas mais bacanas é que o pessoal sempre pergunta e sempre mostra uma saudade muito grande de quando disputávamos o NBB. Estamos ansiosos para retornar a jogar basquete adulto no Espírito Santo em nível nacional”, completou Felipinho.

Fórmula de disputa

A Liga Ouro acontece de fevereiro a maio de 2026 e o campeão poderá pleitear uma vaga no NBB 2026/27, desde que atenda aos critérios técnicos, financeiros e estruturais exigidos pela LNB.

Serão seis equipes na competição, mas o formato de disputa ainda será definido. A configuração do torneio, incluindo sistema de classificação, número de jogos, playoffs e finais, será discutida em conjunto com as equipes participantes, em alinhamento com a LNB.

“A Liga Ouro chega à sua edição de 2026 ainda mais forte e estruturada, consolidando-se como a principal porta de entrada para o NBB CAIXA, que pela primeira vez tem o sistema de rebaixamento. A cada ano, o torneio se torna mais competitivo, com clubes mais organizados e comprometidos com o desenvolvimento do basquete brasileiro”, declarou o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.

Confira os participantes da Liga Ouro 2026:

  • Basket Joaçaba (SC)
  • Brusque Basquete (SC)
  • BT/ Clube de Basquete Tatuí (SP)
  • Contagem América Towers (MG)
  • Fluminense (RJ)
  • Instituto Viva Vida/Cetaf (ES)

Todos os campeões da Liga Ouro:

  • 2014 – Rio Claro Basquete (SP)
  • 2015 – Caxias do Sul Basquete (RS)
  • 2016 – Vasco da Gama (RJ)
  • 2017 – Botafogo (RJ)
  • 2018 – Corinthians (SP)
  • 2019 – Unifacisa (PB)
  • 2025 – Basket Osasco (SP)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024