Boxe

Copa Touro Moreno tem Yamaguchi no ringue e Popó na arquibancada

Evento de boxe acontece neste sábado (12), em Cariacica, com entrada franca, e marca a volta de Yamaguchi Falcão ao ringue após dois anos sem lutar

Leitura: 4 Minutos
Copa Touro Moreno: pesagem.; Yamaguchi Falcão x Sérgio Dantas
Yamaguchi Falcão na pesagem da Copa Touro Moreno (Foto: Jairo Müler)

O medalhista olímpico Yamaguchi Falcão volta ao ringues na noite deste sábado (12). Ele faz a luta principal da Copa Touro Moreno, evento em homenagem ao ex-lutador Touro Moreno, pai dos irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão.

O evento acontece na Matrix Hall, em Cariacica, de 17 horas às 22 horas. E terá a presença especial do tetracampeão mundial de boxe Acelino Popó Freitas.

Yamaguchi, 37 anos, vai enfrentar o baiano Sergio Dantas, 40 anos, ex-campeão brasileiro. No total, a Copa Touro Moreno terá três lutas amadoras e seis profissionais. A entrada é gratuita, com doação de 1 quilo de alimento não perecível.

“Vão ver minha melhor luta”

Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres-2012, Yamaguchi subiu ao ringue pela última vez no dia 22 de abril de 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos, quando foi nocauteado no primeiro round pelo cubano David Morrell na disputa do cinturão da Associação Mundial de Boxe (WBA), na categoria dos supermédios (até 76,2 kg).

O capixaba vinha de oito vitórias consecutivas e aceitou a luta com apenas duas semanas de antecedência. Ele substituiu de última hora para substituir o ganês Sena Agbeko, que teve problemas de documentação.

Copa Touro Moreno: pesagem.; Yamaguchi Falcão x Sérgio Dantas
Copa Touro Moreno: encarada entre Sergio Dantas e Yamaguchi Falcão (Foto: Jairo Müller)

Desde então, Yamaguchi não lutou novamente e virou motorista de aplicativo e professor de boxe para gerar renda para a família. Para este sábado, ele garante que está na sua melhor forma.

Eu faço com amor e com carinho este esporte que eu gosto e vou apresentar a todos a minha melhor forma, a minha melhor luta”, prometeu.

Na pesagem, que aconteceu na sexta-feira, em Vitória, ele encarou seu adversário com algumas trocas de provocações.

Outro irmão no ringue

A família Falcão tem mais representantes no ringue neste sábado. Luciano Falcão, atual campeão brasileiro, enfrenta o carioca Alexandre Tyson.

Presidente da Associação de Boxe do ESpírito Santo, Ronaldo Ribeiro vibra com o sonho de fazer a Copa Touro Moreno: “Fazer a Copa Touro Moreno é a realização de um sonho, há mais de 20 anos esperei para homenageá-lo. É uma imensa alegria e realização profissional”.

Homenagem a Touro Moreno

A Copa Touro Moreno é uma homenagem aos 87 anos de Adegard Câmara Florentino, o Touro Moreno

Yamaguchi Falcão e Touro Moreno, boxe
Yamaguchi Falcão com o pai, Touro Moreno, que será o homenageado do evento (Foto: Jairo Müller)

Nascido em Resplendor (MG), ele migrou cedo para o Espírito Santo e construiu uma carreira de mais de 400 lutas no boxe e no vale-tudo, chegando a empatar com o lendário Waldemar Santana.

No quintal de casa, na Serra, Touro Moreno improvisou um ringue entre árvores de banana e pneus velhos. Ali, treinou nada menos que 18 filhos, incluindo Yamaguchi (bronze em Londres-2012) e Esquiva (prata na mesma edição).

Serviço

Copa Touro Moreno

  • Quando: 12 de julho
  • Horário: 17 às 22 horas
  • Local: Matrix Music Hall, em Cariacica
  • Ingressos: 1kg de alimento não-perecível

Card do evento:

Lutas amadoras:
  • Vitor Hugo x Davi Bettcher
  • Gabriel Silva x Henrique Quebra Ossos
  • Quemoel Borges x Gutierrez Gomes
Lutas profissionais:
  • Anderson dos Santos (BA) x Pablo Maia Suricato (ES)
  • Wellington dos Santos (BA) x Ronald Ribeiro (ES)
  • Lane Ribeiro (ES) x Isabella Moysés (ES)
  • Alexandre Tyson (RJ) x Luciano Falcão (ES)
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024