Esportes

Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores

Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores Corinthians busca ficar mais perto da Copa Libertadores

São Paulo – Se vencer o Grêmio neste domingo, às 19h30, no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 36.ª rodada, o Corinthians coloca um pé na Copa Libertadores de 2015, algo que há três rodadas parecia impossível. Tudo mudou com a série de três vitórias consecutivas, um feito inédito neste Campeonato Brasileiro. Os nove pontos conquistados em sequência, aliado a uma combinação de resultados, consolidaram o time no G4. E nesta disputa acirrada, o Grêmio de Felipão é um dos rivais diretos do time do também gaúcho Mano Menezes.

Três pontos (63 a 60) separam as equipes na tabela de classificação. O Corinthians está à frente do Grêmio e as previsões indicam que o time de Mano Menezes precisa conquistar ao menos 4 pontos nos três últimos jogos para garantir um lugar na Libertadores. O treinador não deu muita bola aos cálculos e à matemática. “Eu não gosto de fazer contas. Gosto é de vitórias. E falam em 4 pontos para vaga. Mas depende de quando você fará os 4 pontos. Se fizermos depois, não somando nenhum contra o Grêmio, talvez não dê. É preciso cuidado com a matemática”, afirmou.

A frase dele só reforça que o jogo deste domingo é encarado como uma decisão para o Corinthians. O cenário se desenhava favorável. Passado o trauma da inauguração (a derrota para o então Figueirense), o time não perdeu mais no Itaquerão. São sete vitórias e cinco empates pelo Brasileirão. A torcida cumprirá seu papel e vai lotar a nova arena: 30 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente e o jogo poderá bater o recorde de público no estádio pós-Copa do Mundo (34.899).

Dentro de campo, Guerrero, artilheiro do time com 10 gols, está de volta. Ainda que pesem as vitórias contra Bahia e Goiás sem o peruano, o Corinthians é nitidamente uma equipe superior quando ele joga. “Nós nos sentimos mais confiantes com o Guerrero”, disse Mano Menezes. “Ele é experiente, vive um bom momento, mas só isso não basta. Temos de pensar em ser melhor como equipe”.

O time deverá estar completo. O lateral-esquerdo Fábio Santos e o zagueiro Anderson Martins, que se recuperavam de lesão, eram as únicas dúvidas. Mas dada a importância do jogo devem jogar. O volante Petros volta de suspensão e o meio de campo estará completo.

O Corinthians espera um jogo de marcação, pegado e de paciência. Mano Menezes não acredita que seu time terá tanto espaço para atacar e jogar na velocidade, pelo menos não no início do jogo. Daí a importância que Guerrero terá em puxar a marcação e abrir espaços importantes na defesa para Renato Augusto e principalmente para Malcom. Por causa da viagem que fez até Belém, o técnico só teve o sábado para treinar a equipe para o jogo deste domingo.