
O capixaba Thiago Rocha, o Thiaguinho, conquistou o bicampeonato do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado com o Paulistano ao vencer o Sesi-SP por 3 sets a 1 (parciais 20/25, 25/22, 25/14 e 26/24), no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paul (SP).
O título veio na quinta-feira (18), dois anos após a primeira conquista da equipe na competição, e foi obtido diante do hexacampeão nacional.
A final reuniu as duas equipes que decidiram as últimas três edições da principal competição nacional da modalidade. Em 2024, o Sesi-SP havia levado a melhor, conquistando o seu sexto título (2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2024).
O Campeonato Brasileiro contou com a participação de 12 equipes, de seis estados e do Distrito Federal, encerrando o calendário nacional da modalidade no Centro de Treinamento Paralímpico.
Quem é Thiaguinho
Thiago Rocha, o Thiaguinho, já foi eleito o melhor jogador de vôlei sentado do Brasil e é nome certo nas convocações da seleção brasileira da modalidade. Capixaba de Vila Velha, o craque de 24 anos foi sexto colocado com o Brasil nas Paralimpíadas de Paris-2024.
Em 2025, no entanto, o jogador precisou vencer outro tipo de bloqueio: o alto custo de uma nova prótese para a perna esquerda. Ele criou uma vaquinha virtual para conseguir o equipamento.

Thiaguinho joga na posição de oposto da seleção brasileira de vôlei sentado. Em 2006, quando tinha 6 anos de idade, sofreu um acidente de ônibus, que resultou na amputação da sua perna esquerda. Com 10 anos de idade, deixou o Espírito Santo e foi morar em São Paulo com o pai.
Os primeiros toques na bola aconteceram graças a um professor de Educação Física, já em Barueri (SP). Defendeu o time da cidade até 2019. Depois, jogou por Suzano (SP) e há quatro anos defende o Paulistano-SP, time pelo qual foi eleito o MVP (jogador mais valioso) do Campeonato Brasileiro do ano passado.